Moda

Fause Haten abre espaço de verão no Palacete Tirachapéu

Fause Haten abre espaço de verão no Palacete Tirachapéu
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/12/2025 4:25pm

Fotos: Fause Haten / Divulgação

A relação de Fause Haten com Salvador atravessa décadas e se constrói a partir de vínculos afetivos, criativos e culturais. Frequentador assíduo da capital baiana há mais de 20 anos, o estilista e artista visual — que ao longo do tempo também passou a viver e empreender na cidade — inaugura agora um novo capítulo dessa história com a abertura de um espaço de verão no Palacete Tirachapéu, no Centro Histórico.

O projeto nasceu de forma orgânica, a partir da participação de Fause em um evento realizado no próprio Palacete, ocasião em que apresentou sua mais recente coleção de joias. A conexão imediata com o espaço, a arquitetura e o público despertou o desejo de criar algo permanente, pensado especialmente para Salvador. Assim surgiu um ambiente que vai além da lógica de loja tradicional e se propõe como um território de experimentação, onde moda, arte e objetos dialogam de forma sensível com a cidade.

No espaço, Fause amplia seu repertório criativo ao apresentar, de maneira estruturada, objetos para casa que conversam diretamente com sua produção artística. Entre os destaques estão colares de parede e de mesa, peças únicas e de grande volume, inspiradas nas joias crioulas e nos balangandãs, agora ressignificados como elementos decorativos. A coleção inclui ainda pratos de madeira com frases e detalhes dourados, que unem memória, artesanato e poesia.

Outro ponto de forte identificação com o público são as cangas que estampam pinturas autorais do artista, como Axé, Eu não ando só, Hoje é dia, Afeto é mar, Samba de roda e Palacete. As obras também aparecem em roupas leves, como kaftans e peças pensadas para o verão soteropolitano, transitando entre o cotidiano e ocasiões especiais, sempre com um discurso afetivo e simbólico.

O espaço reúne ainda joias, bolsas, roupas e adereços exclusivos, incluindo chaveiros e ornamentos para bolsas inspirados nas baianas, nos dançarinos e dançarinas de axé e nos orixás. Elementos que reafirmam o vínculo cultural de Fause Haten com Salvador, cidade que ele visita mensalmente, mantendo sua base criativa entre a capital baiana e São Paulo, onde fica seu ateliê, na Rua Bela Cintra, nos Jardins.

Aberto de terça a domingo, das 12h às 20h, no mesmo horário de funcionamento do complexo, o espaço de verão de Fause Haten no Palacete Tirachapéu convida o público a vivenciar um universo onde roupas, joias, objetos, palavras e poesia se encontram — um gesto de afeto traduzido em criação.