Foto: Cecilie Bahnsen
Desde o reinado de Maria Antonieta, em 1970, Paris se consolidou como a capital indiscutível da moda. Entretanto, ao longo das décadas, outras metrópoles como Milão, Nova York e Londres também se destacaram como referências no universo fashion.
Agora, uma nova cidade está emergindo nesse cenário global: Copenhagen. A capital dinamarquesa vem se tornando um polo de tendências e promete redefinir o mapa da moda mundial.
Conhecida como uma das cidades mais sustentáveis do planeta, Copenhagen é sinônimo de design inovador e gastronomia premiada. Entretanto, é o compromisso com a sustentabilidade que vem impulsionando sua conexão com o mundo fashion, o que explicaria a ascensão do país.
O Copenhagen Fashion Week (CPHFW), que já conta com mais de uma década de história, sempre foi pautado por rigorosos critérios de sustentabilidade. Para se ter uma ideia, o evento só permite a participação de marcas que adotam processos têxteis transparentes e produções ambientalmente responsáveis. Além disso, o CPHFW é conhecido por promover um evento com mínimo desperdício.
Essa postura sustentável vai ao encontro das preferências das novas gerações: 73% dos millennials e 67% da geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos que respeitam o meio ambiente. Não é à toa que Copenhagen está em alta.
Ademais, muitas das tendências que dominam o mercado atualmente têm origem na capital dinamarquesa. Seja na moda, beleza ou decoração, Copenhagen se estabeleceu como uma verdadeira usina de tendências globais.