Moda

Brasil Eco Fashion apresenta oito marcas brasileiras na semana de moda de Milão

Brasil Eco Fashion apresenta oito marcas brasileiras na semana de moda de Milão
Da Redação

Da Redação

03/09/2021 12:30pm

A primeira Semana de Moda da América Latina dedicada exclusivamente à indústria da moda sustentável - a Brasil Eco Fashion Week - BEFW - rompe fronteiras e realiza sua quinta edição nos dias 24 e 25 de setembro de 2021 no Jardim Botânico de Brera, em Milão, na Itália. O evento acontece durante a Milan Fashion Week em parceria com a Fashion Vibes.

A BEFW apresenta iniciativas sociais, ambientais e de inovação têxtil da indústria brasileira que estão percorrendo o caminho sustentabilidade na moda. A plataforma pretende posicionar oito marcas e estilistas no mercado internacional promovendo desfiles e showroom durante a Milan Fashion Week, considerada uma das mais importantes vitrines de moda do mundo.

Fundada em 2017, a BEFW tornou-se referência como semana de moda e oportunidade de apresentar uma notável diversidade de matérias-primas e promover diálogos corporativos sobre processos produtivos com uso de novas tecnologias. "Além de dar visibilidade para as marcas de moda socialmente responsáveis do Brasil, a ideia do nosso evento a cada ano é fazer um debate aprofundado, distribuir informação, propor novos modelos de negócio com adoção de práticas éticas e responsáveis na indústria têxtil e nos mercados da moda", explica Rafael Moraes, diretor executivo do evento.


Entre 2017 e 2020 o BEFW desempenhou um papel importante ao reunir 150 marcas de roupas, calçados, acessórios, além de fornecedores de insumos e soluções circulares (reduzir, reutilizar e reciclar) e têxteis inovadores para desenvolvimento de novos produtos. Entre palestras e workshops, envolveu falantes nacionais e internacionais da indústria da moda sustentável, um setor que deve crescer US $ 9,81 bilhões em 2025. Em 2030, esse número deve chegar a US$ 15,17 bilhões, de acordo com relatório da The Business Research Company. (https://www.thebusinessresearchcompany.com/report/ethical-fashion-market).

Para Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes, realizadora da mostra BEFW em Milão, a criatividade da moda brasileira deve chamar a atenção do mercado internacional. "O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. É um país com visão única de mundo e nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura e incrível energia", disse.

Em setembro de 2021 a BEFW chega à Milan Fashion Week com o objetivo de expor produtos, conteúdo conceitual e narrativas de uma moda limpa, justa e inclusiva, onde todas as marcas apresentadas têm compromisso de gerar desenvolvimento social e econômico em suas comunidades. "Moda sustentável vai além de minimizar impacto ambiental. Impõe postura ética na cadeia de suprimentos. O conceito é projetar e fabricar produtos cuidando das pessoas envolvidas. Sem compromisso social, não faz sentido esta denominação", ressalta Moraes.

Sobre as coleções e marcas BEFW presentes na Milan Fashion Week

Coleção IPÊS DO BRASIL: DO CERRADO AO SERTÃO
Marca NATURAL COTTON COLOR
Conhecida por promover o arranjo produtivo local que tem início no cultivo do algodão colorido da Paraíba, no Nordeste, passando pela inovação no setor têxtil até a criação de roupas slow fashion. O algodão colorido, com certificado internacional de produto orgânico, já nasce nas cores bege, marrom e verde sem irrigação e sem tingimento, gerando uma economia de 87,5% de água na cadeia produtiva. Para elaborar as peças, a marca entrelaça o artesanato e o design cuidar da cadeia de produção, além de agricultores, mulheres artesãs reunidas em associações. A coleção dá destaque para o Ipê, árvore símbolo do Brasil, e apresenta novos tecidos como o Denim, o jacquard de algodão com seda e tecido de fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho.

Coleção LITORÂNEA
Projeto Olê Rendeiras - Marca CATARINA MINA
A marca lança o olhar sobre a renda de bilro, tipologia têxtil artesanal em extinção. O projeto ‘Olê Rendeiras’, que embasa a coleção, reúne mais de 100 mulheres do Trairi, no litoral oeste de Fortaleza, no estado do Ceará, região Nordeste do Brasil. Desta forma, a proposta é fazer da moda a geradora de renda para essas mulheres guardiãs do patrimônio cultural.
A coleção se inspira na praia da região e exprime a nostalgia do mar e o ritmo sutil e inexorável das ondas. A marca destaca que a renda de bilro é memória, mas principalmente futuro, para tecer sempre, ensinar o ofício a quem está chegando agora. É um caminho possível para uma nova geração de mulheres artesãs.

Coleção HELENA PONTES
Marca HELENA PONTES
A marca Helena Pontes apresenta peças em tecidos de fibras naturais, como linho, seda e algodão orgânico e design inspirado na própria brasilidade, desta vez, inspirando-se na cultura indígena. Helena Pontes tem sede no Rio de Janeiro, no Sudeste brasileiro. Os acessórios foram desenvolvidos em parceria com cooperativas da região amazónica, no Norte, e artesãs de Brasília, capital do Brasil, na região Centro-Oeste. Os tecidos foram estampados em colaboração com artistas e designers brasileiros utilizando técnicas de impressão digital, com tintas biodegradáveis certificadas e à base de água.


Coleção CYANOCORAX 2022
Marca Enéas Neto
A marca Enéas Neto trabalha em Paranavaí, Estado do Paraná, sul do Brasil, com modelagem Zero Waste. A coleção foi criada a partir do estudo morfológico de algumas aves. Tecidos como seda, linho, algodão reciclado e fibras celulósicas foram escolhidos para que as peças clássicas, utilitárias e estruturadas pudessem remeter ao desejo de voar alto e espalhar boas sementes como a lenda da Gralha Azul (Cyanocorax caeruleus). A ave é símbolo do Estado do Paraná, origem da marca.

Coleção VERISSIMAS - Apenas showroom (não desfila)
Marca DONA RUFINA
Dona Rufina resgata a lã da região Sul do país para reinserir a matéria-prima no mercado de moda e design com a participação de mulheres locais para a preservação a tradição cultural dos pampas. A marca atua nos pampas gaúchos, no estado do Rio Grande do Sul, desde o beneficiamento da lã, passando por todas as etapas de transformação e formatos de comercialização: mechas, fios e feltragem, além da criação de produtos.
A coleção de bolsas e acessórios é uma homenagem às mulheres fortes do Brasil descritas pelo escritor brasileiro Érico Veríssimo.

Coleção "BRILHANTISMO NA SALA DE ESTAR"
Marcas KF Branding collab Woolmay Mayden
A marca localizada em Porto Seguro, Estado da Bahia, na região Nordeste do país, faz da moda uma ferramenta de empoderamento. Nesta coleção, recheada de estampas de cores intensas, une-se a Woolmay Mayden, a famosa modelo haitiana, para desenvolver uma proposta única e atemporal. Como tema da coleção, negros que inspiram e transformam, pessoas que trazem consigo histórias de força e enfrentamento que as levaram ao protagonismo e ao sucesso. O brilhantismo, por sua vez, indica que aquele que é visto transforma por amor e ama porque transforma.
As receitas obtidas com a venda das peças da coleção apresentadas no desfile em Milão serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado para o Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer - CACCC.
Coleção The West Blessmann Line
Marca RICO BRACCO
Situada em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil, a marca tem como base o linho e valoriza a mão de obra local resgatando técnicas artesanais tidas como patrimônio imaterial - comunicando um fragmento da história do período da imigração italiana na região. A coleção faz um chamado ao estilo de vida desacelerado, fomentando as artes e suas formas de expressão, disseminando o amor pela simplicidade.

Coleção O CAFÉ E SUAS CORES
Marca LIBERTEES
O Brasil hoje ocupa o 4º lugar no ranking de países com mais mulheres em situação de cárcere no mundo. É a partir da moda que a Libertees cria oportunidades e um novo sentido à vida das mulheres privadas de liberdade em Minas Gerais, região Sudeste. Desde 2013 a Libertees atua em parceria com o sistema prisional local e já ofertou mais de 134 mil horas de profissionalização e remuneração, com o objetivo de reinserí-las no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.
A coleção Libertees é inspirada na flor do café, que, com sua delicadeza e força evoca a gentileza da figura feminina, mas também a resiliência de vida.