Let's Go na COP30

Pré-COP reúne 67 países em Brasília para preparar negociações da COP30

Pré-COP reúne 67 países em Brasília para preparar negociações da COP30
Da Redação

Da Redação

14/10/2025 1:05pm

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

A capital federal se tornou, nesta segunda-feira (13), o centro das discussões climáticas globais com o início da Pré-COP, evento preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). A reunião conta com a presença de negociadores de 67 países, que apresentam propostas e contribuições para orientar o avanço das negociações internacionais sobre a crise climática.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, defendeu a necessidade de transformar compromissos ambientais em ações concretas e pediu cooperação entre as nações para que o mundo entre, de fato, em uma fase de implementação dos acordos climáticos. “Convoco a todas e a todos a compartilharmos essa preocupação ambiental e esse amor ao próximo não apenas em nossos discursos, mas em ações concretas, em benefício de toda a comunidade internacional e como legado para as gerações futuras”, afirmou Alckmin.

O presidente em exercício também propôs que os debates da Pré-COP se concentrem em três eixos fundamentais: o reforço do multilateralismo, a conexão do regime climático com a vida cotidiana das pessoas e a aceleração da implementação do Acordo de Paris, firmado em 2015.

O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, ressaltou a importância da unidade entre os países, independentemente de diferenças políticas, para garantir o sucesso da COP30. “A estrada para Belém é curta, mas com vastas possibilidades. Então, vamos fazer cada hora de trabalho contar”, declarou.

A programação da Pré-COP inclui encontros técnicos e painéis com representantes dos quatro ciclos de liderança — Ministros das Finanças, Povos, Presidentes da COP e Balanço Ético Global —, que apresentaram um panorama dos avanços obtidos na etapa de mobilização e agora buscam alinhar propostas para a próxima conferência.

Os resultados da reunião em Brasília servirão como base para as negociações oficiais da COP30, quando líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil se reunirão em Belém para definir metas e estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O evento também reforça o protagonismo do Brasil na diplomacia ambiental e na construção de políticas globais voltadas à sustentabilidade.