Tema do Enem 2025 destaca envelhecimento e provoca debate sobre desafios enfrentados pelos idosos no Brasil
A professora Sidinéia Azevedo, do Bernoulli Educação, analisa a proposta e reforça a urgência de soluções para combater preconceito, abandono e falta de qualidade de vida na terceira idade.
Foto: Acervo Bernoulli
O Enem 2025 trouxe para a redação o tema “Perspectiva acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, provocando estudantes a refletirem sobre a realidade vivida pelos idosos no país. Para a professora de Redação e Língua Portuguesa do Bernoulli Educação, Sidinéia Azevedo, a escolha do Inep reforça a necessidade de discutir um problema crescente: as dificuldades enfrentadas pela população idosa.
Segundo ela, a banca espera que o candidato vá além da descrição dos obstáculos e apresente possíveis caminhos para minimizar ou superar esses desafios. Sidinéia destaca que o assunto já vinha sendo trabalhado em sala de aula e dialoga diretamente com debates atuais, como a chamada “economia prateada” — setor que movimenta serviços e produtos voltados às demandas de quem tem mais de 60 anos, incluindo turismo especializado, programas de farmácia e ações voltadas ao bem-estar.
A professora aponta três problemas essenciais que os estudantes devem considerar: o etarismo, o abandono e a solidão. “O que é etarismo? Preconceito etário. Preconceito em relação a idosos”, afirma. Ela reforça que o país vive um cenário de crescente longevidade, com expectativa de vida acima dos 87 anos, segundo dados do IBGE e da Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, muitos idosos seguem à margem do convívio social e familiar. “Observem que muitos idosos são abandonados como móvel velho, como se não tivessem mais utilidade”, ressalta.
Esse abandono, afirma Sidinéia, muitas vezes leva o idoso a um ciclo de isolamento, reduzindo o senso de capacidade e intensificando a solidão. A docente lembra ainda que o tema foi debatido previamente com os alunos em atividades internas e no Aquecimento Enem, reforçando a importância do assunto e preparando os estudantes para pensar soluções que garantam dignidade, acolhimento e qualidade de vida às gerações mais velhas.