Let's Go Educação

Jovem baiano é aprovado em cinco universidades internacionais

Jovem baiano é aprovado em cinco universidades internacionais
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

26/11/2025 12:15pm

Foto: Divulgação / Colégio São Paulo

O estudante Gustavo Fernandes, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio São Paulo, em Salvador, foi aprovado em cinco universidades internacionais de referência acadêmica: IE University, European University, CUNEF Universidad Madrid (todas na Espanha), além da Oral Roberts University e da Saint Mary’s College of California, nos Estados Unidos.

A conquista é resultado de uma trajetória marcada por dedicação, rotina de estudos estruturada e participação em projetos acadêmicos e sociais ao longo da formação. Com apoio do International Office do colégio, Gustavo se destacou em avaliações internacionais e construiu um portfólio consistente, reunindo pesquisa, liderança estudantil e participação em olimpíadas.

“As universidades internacionais avaliam muito mais que o desempenho nas disciplinas tradicionais. Elas olham para o estudante como um todo — trajetória escolar, engajamento social, iniciativas extracurriculares. Estou muito feliz com essa oportunidade e por já ter cinco opções enquanto aguardo o resultado de outras inscrições”, celebra Gustavo.

Ele também destaca o papel do colégio no processo: “O Colégio São Paulo orienta cada etapa, nos apresenta instituições internacionais e direciona nossos caminhos por meio do International Office e do programa Go Global.”

Para a escola, o resultado reflete o compromisso com uma educação integral que amplia horizontes dentro e fora do Brasil. “Acompanhamos a trajetória de Gustavo ao longo de sete anos. Ver esse resultado é extremamente gratificante. Incentivo, orientação e preparo fazem toda a diferença”, afirma a diretora Maria do Socorro.

O ensino bilíngue e a formação voltada para a cidadania global também têm papel fundamental, como reforça Joana Avena, gerente de internacionalização da Rede Inspira: “Ao proporcionar uma vivência cotidiana com a segunda língua e metodologias que estimulam comunicação, pensamento crítico e repertório cultural, desenvolvemos estudantes preparados para o mundo. Agora que nos tornamos uma IB World School, conquistas como essa tendem a se tornar ainda mais frequentes.”

Em outubro de 2025, o Colégio São Paulo recebeu oficialmente o selo de IB World School e, a partir de 2026, passará a oferecer o International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP) para o Ensino Médio — certificação reconhecida mundialmente que facilita o acesso às melhores universidades do mundo.