Aos mestres, com carinho
Foto: Arquivo Pessoal “Aqui, escrevo não como em um quadro de escola que possa ser apagado, mas relembrando histórias e pessoas que guardo com cuidado, como qu...
Foto: Arquivo Pessoal
Para Clara Coelho, o desenvolvimento infantil exige observação atenta, registros consistentes e acompanhamento contínuo. À frente da direção pedagógica do Colégio Miró, ela defende que as crianças respondem diariamente ao ambiente em que vivem e que cabe à escola observar esses sinais com cuidado, afeto e intencionalidade pedagógica.
Na matéria, Clara destaca a importância de instrumentos como registros, portfólios, documentos pedagógicos e devolutivas frequentes às famílias, que ajudam a mapear o crescimento de cada criança. A escola, segundo ela, é um espaço coletivo, mas que cuida das individualidades, analisando os diferentes percursos de aprendizagem, desenvolvimento físico, emocional e relacional.
Com base nesse acompanhamento, a equipe pedagógica consegue identificar as ajudas necessárias e, muitas vezes, customizar ações e intervenções didáticas para atender crianças que aprendem de formas distintas. Trimestralmente, as famílias recebem um dossiê avaliativo que considera não apenas a cognição, mas também a subjetividade, as relações e o desenvolvimento motor.
Saiba mais sobre a opinião de Clara Coelho e das demais fontes dessa pauta acessando a edição completa no nosso site!
Confira através do link: Let's Go Educação.
Foto: Arquivo Pessoal “Aqui, escrevo não como em um quadro de escola que possa ser apagado, mas relembrando histórias e pessoas que guardo com cuidado, como qu...
Foto: Arquivo Pessoal “A escola do século XXI precisa compreender que inclusão não se resume à matrícula. Exige acolhimento, mediação de conflitos, formação co...
Foto: Arquivo Pessoal Educadora, empreendedora social e especialista em Educação Inclusiva, Acessibilidade e Libras, Carolina Videira defende que a inclusão de...