Aos mestres, com carinho
Foto: Arquivo Pessoal “Aqui, escrevo não como em um quadro de escola que possa ser apagado, mas relembrando histórias e pessoas que guardo com cuidado, como qu...
Foto: Acervo Pessoal
Para Cristianna Rodrigues, o diferencial da Educação Infantil está menos no discurso e mais na forma como cada escola prepara o solo para que cada criança possa germinar. À frente da coordenação pedagógica da Educação Infantil do Bernoulli, ela defende propostas que respeitam a singularidade de cada criança e reconhecem que nenhuma trajetória de aprendizagem é igual à outra.
Na matéria, Cristianna destaca a importância da escuta ativa, da valorização das hipóteses infantis e das múltiplas formas de expressão. Para ela, aprender acontece quando a criança está em contato com vivências do cotidiano, explorando situações de investigação, linguagem e interação, reconhecendo-se como protagonista do próprio aprendizado.
Sua visão reforça uma Educação Infantil que integra abordagens investigativas, socioemocionais e experiências concretas, permitindo que a criança observe, escolha, compare, arrisque e construa seu próprio percurso em um ambiente preparado, intencional e coerente com a infância.
Saiba mais sobre a opinião de Cristianna e das demais fontes dessa matéria acessando a edição completa no nosso site!
Confira através do link: Let's Go Educação.
Foto: Arquivo Pessoal “Aqui, escrevo não como em um quadro de escola que possa ser apagado, mas relembrando histórias e pessoas que guardo com cuidado, como qu...
Foto: Arquivo Pessoal “A escola do século XXI precisa compreender que inclusão não se resume à matrícula. Exige acolhimento, mediação de conflitos, formação co...
Foto: Arquivo Pessoal Educadora, empreendedora social e especialista em Educação Inclusiva, Acessibilidade e Libras, Carolina Videira defende que a inclusão de...