Margareth Menezes comanda mar de fantasias no bloco Os Mascarados
Fotos: Victor Fernandez O Circuito Dodô, na Barra-Ondina, voltou a se transformar em um verdadeiro oceano de cores e criatividade na noite desta quinta-feira. ...
Foto: Alfredo Filho / Secom PMS
O Carnaval de Salvador vai além dos principais circuitos da folia. No Centro Histórico, palcos multiculturais celebram a diversidade com uma mistura de ritmos para agradar a todos os foliões. Axé, samba, música instrumental, protagonismo feminino e diversidade cultural marcam a agenda, que valoriza artistas consagrados e novos talentos da cena baiana.
No Palco Castro Alves, localizado ao lado do poeta na praça homônima, a programação começa na sexta-feira (13), a partir das 17h30, com Jorge Zarath, Alobened, Paulinho Boca, Gerônimo e Edson Gomes.
No sábado (14), as atrações são Gabriel Mercury, Baby do Brasil, Hiran e Vandal. No domingo (15), a programação será dedicada às mulheres com Carla Cristina, Rachel Reis, Luedji Luna e Catia Guimma.
No penúltimo dia de folia, na segunda-feira (16), sobem ao palco Cid Guerreiro, Magary Lord, Afrocidade e Luedji Luna. Fechando o Carnaval, na terça-feira (17), as atrações são o grupo Quabales, as cantoras Majur e Larissa Luz e, fechando, Pepeu Gomes, recebendo o grupo Vivendo do Ócio.
O Palco Multicultural, na Praça Municipal, vai ferver a partir das 17h. Na sexta-feira (13), as atrações são o cantor Lutte, o grupo Afrocidade, a cantora Alobened, Libu do Reggae, Companhia do Pagode e J. Eskine.
No sábado (14), sobem ao palco O Quadro, Edoux, Maya, Attoxxa, Nelma Marks e Jeremias Gomes. No domingo (15), a banda Cativeiro abre a noite, seguida de Illy, Duda Diamba, Davi Moraes e banda Maglore e banda Ifá.
Na segunda-feira (16), o palco recebe o concurso de fantasia LGBT+, retornando à programação musical na terça-feira (17), com Trikciq, Rachel Reis, Makonnem Tafary convidando Biel, Kamaphew Tawa, banda Conexão Rasta e Mariene de Castro encerrando a folia.
Celebrando a Axé Music, o palco Axé Pelô, no Largo de Tieta, reunirá nomes que ajudaram a construir a história do gênero e artistas que mantêm viva a tradição do ritmo que marcou gerações.
A programação começa no sábado (14) com a Orquestra Paulo Primo a partir das 14h30, seguido de Tenisson Del Rei, banda Reflexus, Eletricaz, Sarajane, Serginho Pymenta, Márcia Castro e DiDengo.
No domingo (15), se apresentam Zeca Freitas e Orquestra, Carina Tapajós, Gilmelandia, Emanuelle Araújo, Bailinho de Quinta, Robson Moraes, Ellen Wilson e Seuilsom.
Na segunda-feira (16), no mesmo horário, a Orquestra Sérgio Benutti abre alas para a folia, seguida de Zé Paulo, Paulinho Boca, Ana Mametto, Tonho Matéria, Cátia Guimma, Marcia Short e Wil Carvalho.
Atração do dia, o cantor Tonho Matéria comemora a participação na folia. “Para mim, os momentos mais singelos do Carnaval são os palcos dos bairros no período do Carnaval. Porque reúne amigos, famílias e pessoas interessadas em uma boa música. No Centro Histórico, por exemplo, a gente tem pessoas de várias nações, e são essas pessoas que levarão nosso som para seus lugares de origem. E eu farei uma grande homenagem ao Axé, relembrando minhas composições.”
Fechando a festa, na terça-feira, o maestro Fred Dantas abre o palco com sua orquestra. Logo em seguida, o cantor e percussionista Wilson Café, Pepeu Gomes, Amanda Santiago, Adelmo Casé com a banda Negra Cor, Dan Miranda, Carla Visi e Marcionílio Prado.
O grande homenageado do Carnaval, o samba, não poderia faltar. Por isso, o Terreiro do Samba, na Cruz Caída, contará com diversos representantes do ritmo, celebrando em grande estilo a partir do sábado (14), às 17h30.
A cantora Gal do Beco abre o espaço, seguida de Raça Pura, Jaguarana, Maira Lins & Clécia Queiroz e Lino Cerqueira. No domingo (15), no mesmo horário, os shows começam com a banda Miskuta, seguido de Chocolate da Bahia, Edil Pacheco, Benzadeus e Mônica Sangalo. Na segunda-feira (16), sobem ao palco o Samba de Quina, Viola de Doze, banda Leva Samba, Ju Moraes, Benzadeus e Lari.
Os cantores Helon e Menininho, da Viola de Doze, celebram a presença do samba na folia. “Se tem Carnaval, tem a Viola de Doze marcando presença. Será muito especial essa apresentação no Palco do Samba, no Terreiro de Jesus, no Pelô. Estamos preparando um show cheio de sucessos, para colocar todo mundo para sambar e tirar o pé do chão."
Fechando o Carnaval, o palco recebe na terça-feira (17) o cantor Lui, Gang do Samba, Nata do Samba, Lari e banda Revolusamba.
Fotos: Victor Fernandez O Circuito Dodô, na Barra-Ondina, voltou a se transformar em um verdadeiro oceano de cores e criatividade na noite desta quinta-feira. ...
Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS O Carnaval de Salvador 2026 foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (12), no Circuito Osmar (Campo Grande), com um grande es...
Foto: Luan Leite / Agência Fred Pontes “Estou muito feliz por estar em Salvador, principalmente esse ano, com o samba sendo homenageado. Todas as homenagens ao...