Let’s Go Carnaval

Neguinho da Beija-Flor fala sobre sua despedida emocionante: 'A Despedida é do Carro de Som, da Avenida Não'

Neguinho da Beija-Flor fala sobre sua despedida emocionante: 'A Despedida é do Carro de Som, da Avenida Não'
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/03/2025 4:00pm

Foto: Divulgação

O Carnaval de 2025 é especialmente marcante para Neguinho da Beija-Flor, ícone do samba e intérprete da azul e branca de Nilópolis, que se despede oficialmente após 50 anos de carreira. Na chegada à Sapucaí, o cantor foi recebido com uma verdadeira ovação do público, que acompanhava a concentração e as arquibancadas do setor 1, em um reconhecimento à sua trajetória histórica.

Emocionado, Neguinho falou sobre o significado de sua despedida, destacando sua gratidão ao público e à escola. "Espero sair daqui campeões, maior gol da minha vida", declarou, demonstrando seu desejo de encerrar a jornada com mais uma vitória para a Beija-Flor.

Porém, o intérprete foi claro sobre o que está realmente se despedindo: "Só do carro de som, da avenida não. Espero estar na Sapucaí num camarote ano que vem." Sua decisão de deixar o posto de intérprete da escola é um marco, mas Neguinho deixa claro que sua relação com o carnaval e com a Beija-Flor permanecerá forte.

Ele também revelou que a última noite foi de muitas emoções e pouco sono. "O Laíla merece essa vitória. E, se Deus quiser, nós vamos levar essa vitória até o Laíla, que ele merece", disse, referindo-se ao tributo feito pela Beija-Flor a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que faleceu em 2021, vítima da Covid-19. Laíla foi um dos maiores nomes do carnaval carioca e dirigiu a Beija-Flor durante grande parte de sua história, ajudando a conquistar 13 dos 14 títulos da escola. Ele é considerado uma figura fundamental na evolução do desfile das escolas de samba e foi responsável por inovações que transformaram o carnaval.

A Beija-Flor de Nilópolis, em seu desfile deste ano, faz um tributo a Laíla, não buscando transformá-lo em um "santo", mas enaltecendo sua força transformadora na escola que ele tanto amou. A escola celebra o legado de Laíla e sua enorme contribuição para o sucesso da Beija-Flor ao longo de décadas, destacando sua autenticidade, ousadia e criatividade.

Com a emoção visível em seu rosto, Neguinho da Beija-Flor demonstrou, mais uma vez, o quanto a escola e sua história são parte fundamental de sua vida. Sua despedida é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes do carnaval de 2025.