Foto: Divulgação
O espírito do Carnaval tomou conta do Hospital Martagão Gesteira nesta quarta-feira (26), quando um animado cortejo percorreu os corredores da unidade, levando alegria e emoção a pacientes, familiares e profissionais de saúde. A iniciativa foi promovida pelo grupo de Humanização do hospital e contou com a participação de colaboradores, voluntários e acompanhantes.
Com a animação da cantora Tina Queiroz, a ação ganhou ainda mais cor e brilho com a distribuição de 300 adereços confeccionados por voluntários da instituição filantrópica. A proposta foi transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e lúdico, ajudando no bem-estar dos pacientes. “O intuito da nossa ação é levar um pouco de acalento e alegria para os pacientes que estão inseridos no ambiente hospitalar”, destacou Larissa Correia, integrante do grupo de Humanização.
A psicóloga Laís Damasceno reforçou a importância dessas iniciativas em um hospital pediátrico. “Elas ajudam a criar um espaço lúdico e a trazer um repertório mais familiar para as crianças durante a hospitalização. Ao resgatar momentos de celebração, como o Carnaval, é possível ressignificar essa vivência, tornando-a mais leve e contribuindo para um melhor enfrentamento da hospitalização”, afirmou.
Referência no atendimento infantil no Norte e Nordeste, o Martagão Gesteira oferece 27 especialidades médicas, incluindo áreas de alta complexidade como oncologia, cardiologia e neurologia. Além de ser o único hospital a realizar transplantes de medula óssea pediátricos pelo SUS na região, dispõe de uma Unidade de Treinamento para Desospitalização, voltada para pacientes com doenças crônicas e internações prolongadas.