Fotos: Gilberto Júnior/ Secom PMS
O Carnaval de Salvador chega ao seu penúltimo dia nesta segunda-feira (03) com uma programação repleta de atrações consagradas nos principais circuitos da folia. No Circuito Osmar (Campo Grande), um dos palcos mais tradicionais do evento, mais de 15 atrações gratuitas agitam os foliões ao longo do dia. Entre os destaques estão Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Banda Mel, Parangolé, Pagodart, Kart Love e Escandurras. Além disso, os desfiles de blocos infantis começam cedo, às 10h15, e a tradicional Mudança do Garcia traz um cortejo de fanfarras, grupos de samba e coletivos sociais que levantam bandeiras como o combate ao racismo e a valorização da educação pública.
No Circuito Dodô (Barra/Ondina), a festa começa a partir das 15h com Ivete Sangalo no comando do Bloco Coruja. Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada, Daniela Mercury, Armandinho e os Filhos de Gandhy também desfilam ao longo do dia, garantindo uma experiência inesquecível para os foliões.
Com 76 anos de história, o Afoxé Filhos de Gandhy traz este ano o tema “Ogum – O Senhor do Ferro, dos Metais e da Tecnologia”, celebrando a força e a ancestralidade do orixá. A fantasia do bloco foi assinada pelo artista plástico J. Cunha, responsável por grandes criações para o Ilê Aiyê. O grupo conta com o apoio do programa Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, que incentiva iniciativas culturais na cidade.
Já no Circuito Batatinha (Pelourinho), a partir das 16h, os foliões podem reviver o espírito dos antigos carnavais com mais de 20 atrações, incluindo fanfarras, blocos afros e bandas de samba. Entre os destaques está o Bloco da Capoeira, liderado por Tonho Matéria.
O Carnaval de Salvador segue até o dia 5 de março.