Let’s Go Carnaval

Carnaval 2025 segue sem registro de crimes graves nos três primeiros dias; Governador participa de balanço neste domingo

Carnaval 2025 segue sem registro de crimes graves nos três primeiros dias; Governador participa de balanço neste domingo
Da Redação

Da Redação

02/03/2025 3:03pm

Foto: Betto Jr / Secom PMS

O Carnaval de Salvador 2025 segue com índices de segurança positivos, sem o registro de crimes graves nos três primeiros dias da festa. Os dados, apresentados neste domingo (2) durante a reunião de avaliação da Operação Carnaval, revelam uma queda nos índices de violência em comparação com o ano passado. O evento foi realizado no Quartel dos Aflitos, no Centro de Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, e de outras autoridades estaduais.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), até a madrugada deste domingo, foram registrados 4,8 milhões de foliões nos três principais circuitos da folia, sem ocorrência de crimes graves. O governador Jerônimo Rodrigues destacou a ação integrada das forças de segurança e a rede de proteção social como elementos fundamentais para o sucesso da operação. “A continuidade da redução de todos os índices de criminalidade é possível a partir da ação integrada das forças de polícia e a rede de proteção social para um Carnaval de muita paz”, afirmou o vice-governador Geraldo Júnior.

Além disso, o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP localizou 24 foragidos da Justiça, que possuíam mandados de prisão por crimes como roubo, tráfico de drogas, furto e dívida de pensão alimentícia.

O secretário da SSP, Marcelo Werner, ressaltou o trabalho contínuo das forças de segurança, que estão utilizando tecnologias avançadas, como o Sistema de Reconhecimento Facial, para combater a criminalidade. "Guarda alta e empenho total são diretrizes que estão norteando o trabalho das Forças Policiais e de Bombeiros no Carnaval 2025. Investimos em tecnologia, que auxilia na redução dos índices, mas a dedicação dos profissionais da Segurança é o principal destaque para os bons números", afirmou Werner.

Comparado ao Carnaval de 2024, o Carnaval 2025 registrou uma redução significativa nos crimes. Os furtos caíram 37%, com 390 ocorrências este ano, contra 616 em 2024. Já os roubos reduziram em 41%, passando de 93 ocorrências para 55 no Carnaval deste ano.

Foram realizadas 15 prisões em flagrante por tráfico de drogas, furto, lesão e receptação, além de 70 Termos Circunstanciados de Ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também registrou 143 perícias, abrangendo lesões corporais, abuso de drogas, identificação, dignidade sexual e vistoria de trios e patrimônio.

A Polícia Militar da Bahia tem atuado ativamente na fiscalização de objetos proibidos nos circuitos. Até a manhã deste domingo, foram impedidos 2.057 objetos proibidos de entrarem na festa. Cães policiais também têm sido utilizados para localizar drogas, contribuindo para a segurança geral da festa. Entre os itens apreendidos estão tesouras, facas, espelhos, garfos, alicates, estiletes, chaves de fenda, seringa e pistolas de água, entre outros objetos.

O Carnaval 2025 de Salvador segue com índices de segurança positivos, graças ao trabalho conjunto das forças de segurança e à utilização de tecnologias inovadoras. A redução significativa dos crimes e a abordagem rigorosa em pontos de entrada reforçam o compromisso do governo estadual com a paz e a tranquilidade dos foliões durante a maior festa popular do Brasil.