Foto: Coruja Urbano
O Camarote Salvador anuncia, nesta quarta-feira (21), uma parceria inédita com a Africanize, maior portal de cultura e entretenimento com foco na população negra da América Latina, para a estreia da Africanize Sessions no line-up do Carnaval 2026. A iniciativa chega ao evento com a proposta de promover uma experiência musical potente e contemporânea, amplificando vozes, estéticas e ritmos que atravessam o continente africano e a diáspora negra.
A estreia acontece na segunda-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro, no palco Salvador Club. Na ocasião, os DJs Shine, de Angola; Umiranda, de Brasília; e Vitória Nicolau, de São Paulo, conduzem o público por sets que transitam pelo afrobeat e por sonoridades globais conectadas à música preta contemporânea. No mesmo dia, o Camarote Salvador recebe o cantor Ne-Yo, um dos principais nomes do R&B internacional, no Palco Praia.
“O projeto traduz em som e experiência tudo o que a Africanize representa enquanto movimento cultural. Para o Camarote Salvador, essa parceria fortalece nosso posicionamento de ser um espaço plural, atual e atento às transformações que moldam o presente e o futuro do entretenimento”, afirma Luciana Villas Boas, CEO da Premium Entretenimento, empresa responsável pelo evento.
Para Wanessa Fernandes, CEO da Africanize, Salvador é o território simbólico ideal para a estreia da Africanize Sessions no Carnaval. “Nossa curadoria é a consolidação de uma ponte sonora que atravessa o Atlântico, reposiciona a nossa cultura no centro da conversa global e evidencia que a música preta não apenas faz parte da festa — ela é o coração que sustenta o maior espetáculo da Terra”, destaca.
Consolidada como uma plataforma cultural que une curadoria musical, experiência presencial e produção audiovisual, a Africanize Sessions funciona como um espaço de encontro, troca e valorização da música preta. O projeto articula estética, comportamento e território, além de produzir registros audiovisuais amplamente difundidos no ambiente digital. Atualmente, a label ultrapassa 565 mil seguidores no TikTok e acumula vídeos com mais de 100 mil visualizações no YouTube, ampliando o alcance e o impacto de suas narrativas culturais.