Gente

Vik Muniz celebra abertura de sua maior retrospectiva com amigos em Salvador

Vik Muniz celebra abertura de sua maior retrospectiva com amigos em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

12/12/2025 6:15pm

Fotos: Divulgação / Vik Muniz

O artista plástico Vik Muniz reuniu um grupo de amigos no final da tarde desta quinta-feira (11), na Feira de São Joaquim, para celebrar a abertura de A Olho Nu, a maior retrospectiva de sua carreira, que estreia em Salvador. A mostra será aberta oficialmente para convidados nesta sexta-feira (12), às 17h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia), no bairro da Graça. A exposição itinerante é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela BB Asset, realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com curadoria de Daniel Rangel e produção da N+1 Arte Cultura.

No encontro prévio, marcado por um clima intimista, Vik recebeu nomes das artes e da cultura como Bel Borba, Alberto Pitta, Raul Mourão, a estilista Isabela Capeto, a chef Preta, o paisagista Alex Sá Gomes e os galeristas Paulo Darzé e Ernesto Bitencourt, entre outros. Ao lado de Daniel Rangel, o artista apresentou, em primeira mão, uma das obras que integra o projeto: Nail Fetish, instalada na galeria Lugar Comum, espaço mantido por ele na Feira de São Joaquim.

Chegando à capital baiana como a maior mostra já dedicada ao trabalho de Vik Muniz, A Olho Nu reúne mais de 200 obras distribuídas por diferentes séries. A visitação pública começa neste sábado (13), no MAC_Bahia.