Gente

Tia Má abre semana de debates na Unijorge e reforça importância do letramento racial

A jornalista e escritora baiana conduz palestra que marca os 20 anos do Interculte, maior evento acadêmico da instituição

Tia Má abre semana de debates na Unijorge e reforça importância do letramento racial
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

25/10/2025 2:00pm

Foto divulgação 


A jornalista, escritora, roteirista e atriz Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, será a convidada especial para abrir a 20ª edição do Interculte da Unijorge, no dia 28 de outubro, às 9h, no auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela. A palestra, que também é aberta ao público mediante inscrição, vai abordar o tema central do evento: “Letramento Racial: Por uma prática dialógica antirracista”.

  • Reconhecida nacionalmente por sua trajetória voltada à valorização da identidade negra e à promoção de discussões sobre equidade racial, Tia Má vai compartilhar reflexões sobre representatividade, autoconhecimento e enfrentamento ao racismo. Em 2025, a jornalista lançou o livro infantil A Menina que não sabia que era Bonita, que conta a história de uma menina negra em sua jornada de autoaceitação e fortalecimento da autoestima.

Celebrando duas décadas de existência, o Interculte se consolida como um dos principais espaços de diálogo e aprendizado da Bahia, reunindo diversas áreas do conhecimento para discutir inclusão, diversidade e justiça social. Nesta edição, o evento destaca o letramento racial como ferramenta pedagógica e emancipatória para repensar práticas educativas e sociais sob uma perspectiva antirracista.

A programação acontece entre os dias 28 e 30 de outubro, no Campus Paralela e também em formato virtual, com palestras, oficinas, minicursos e apresentações acadêmicas abertas ao público.