The Latvian Talks com Fabi Maimone encerra temporada de 2024 com Arthur Rufino
Foto: @highlightsfotos Na noite de segunda-feira, 25 de novembro, o projeto The Latvian Talks com Fabi Maimone encerrou sua temporada de 2024 com uma...
Nascido em Salvador, mas gerado e criado em Uauá, como gosta de ressaltar, o arquiteto e urbanista Técio Filho traz o DNA sustentável e a sensibilidade da construção humana desde sempre em seus projetos.
A preocupação com o meio ambiente e a conexão entre as pessoas e a construção faz parte da história de Técio, que foi graduado pela FAUFBA em 2001, onde já havia frequentado o curso de Engenharia Civil na mesma universidade entre 1992 e 1996.
A experiência do concreto da engenharia se uniu a arte do desenho que influenciou positivamente a formação do primeiro arquiteto a receber o único Selo Gold Residencial de IPTU Verde da cidade de Salvador. “Já fui músico, compositor, já tive banda de rock, gravei CD, tive casa noturna e sempre segui na arquitetura e com a arquitetura. Afinal, arquitetura é música condensada”, conta Técio. Que teve na Boomerangue, casa noturno que foi proprietário no bairro boêmio do Rio Vermelho, a primeira experiência com a reciclagem de materiais no processo construtivo. Quando ainda não se falava muito em sustentabilidade, o arquiteto já reaproveitava madeira, metais, pedras ou vidros desde a concepção de seu projeto até sua execução.
Assim surgiu a ponte condutora da maioria de suas obras arquitetônicas, que tornou Técio referência no assunto. “Desde então passei a inserir, sempre que possível, no meu processo criativo e na execução dos meus projetos de arquitetura, o reuso”, conta.
Com um belo histórico profissional, aproveitando oportunidades como o intercâmbio que o possibilitou passar pela Universidade de Coimbra em Portugal, e teve a carreira iniciada no premiado Escritório Sete 43 de Naia Alban e Moacyr Gramacho, a arquitetura de Técio Filho também foi moldada nos trabalhos de Cenografia para peças de teatro, encenações a céu aberto, shows, exposições e muita experimentação!
Dentro de diversos contextos de projetos de urbanismo e de arquitetura residencial, comercial ou institucional, Técio sempre buscou por soluções sustentáveis. “Passei a defender esse tipo de arquitetura que se conecta de forma bacana com a economia circular, que defende a eficiência energética e que traz a sustentabilidade para o cotidiano daqueles que ela abriga. Se o corpo abriga nossa alma, a arquitetura, enquanto construção, abriga nossos corpos! Precisa, portanto, ser tão saudável quanto. Precisa ser salubre, precisa de conforto ambiental, seja ele térmico ou acústico. Precisa de fluidez, luz e beleza!”, explica o arquiteto.
E foi neste caminhar que Técio Filho projetou e construiu a própria residência. Nela teve maior liberdade e virou referência com a famosa “Casa das Árvores”. A arquitetura da residência tem compilação de todas as soluções sustentáveis que o arquiteto já havia proposto os clientes: teto verde, implantação da edificação sem supressão das árvores preexistentes, reuso das águas pluviais, reuso das águas cinzas, aquecimento solar para água potável, energia fotovoltaica, alto índice de permeabilidade, ventilação cruzada, iluminação natural, jardins verticais, reuso de materiais como metais e madeiras, piso em laje zero, concreto aparente, biodigestor biogás, entre outros itens. “Foi um grande desafio e muito gratificante projetar e construir uma edificação em um terreno extremamente íngrime, em declive, buscando manter ao máximo seu relevo natural e respeitar as preexistências nele. O resultado é uma arquitetura contemporânea, com expressão tectônica, extremamente confortável, sustentável, com uma estética acolhedora, de fácil assimilação e mimetizada na mata”, descreve.
Depois de uma avaliação rigorosa, que durou aproximadamente 1 ano, a Casa das Árvores ganhou o único Selo Gold Residencial de IPTU Verde da cidade de Salvador no ano de 2019.
Essa experiência, agora, está sendo levada para os diversos projetos de arquitetura e os novos empreendimentos assinados pelo arquiteto Técio Filho, como o Vista Mudai, em Porto Seguro, e Canto do Mar Privilege em Guarajuba.
Foto: @highlightsfotos Na noite de segunda-feira, 25 de novembro, o projeto The Latvian Talks com Fabi Maimone encerrou sua temporada de 2024 com uma...
A cirurgiã-dentista Manuela Coelho, formada pela Escola Baiana de Odontologia e Saúde Pública, será uma das palestrantes da 100ª edição do Greater New York...
Foto: Catherine Avilés O escritor baiano Edgard Abbehusen adicionou mais um capítulo à sua trajetória criativa ao assumir o roteiro do comercial de 10 anos do ...