Gente

Sim, tenho alma baiana!

Coluna Let's Go Garimpando

Sim, tenho alma baiana!
Marcelo Sampaio - Apresentador e influenciador digital

Marcelo Sampaio - Apresentador e influenciador digital

05/02/2021 7:00pm

Nunca em um mesmo ano focamos tanto na palavra “vida”. Nada foi tão cuidado e observado quanto a nossa saúde e o nosso bem-estar.

Dias a fio trancafiados sem saber o que o amanhã nos reservava, alimentados por medo e insegurança em todos os quesitos do nosso dia a dia. Sair de casa ou viajar tornaram-se necessidades e desejos gritantes, talvez não sentidas antes com a mesma intensidade. Para isso, hoje, é preciso sentir-se muito confortável e seguro acima de tudo, desde o embarque no avião, o alimentar-se em um restaurante e, principalmente, a hospedagem em um hotel. Tudo deve estar com o máximo da segurança e obedecendo as regras estabelecidas por órgãos competentes.

Já que gostaria de viver uma experiência de liberdade e euforia, o destino ideal seria o que mais amo no mundo: Bahia. Chegar à ensolarada capital baiana faz com que todas as minhas mais profundas emoções venham à tona, sendo invadido por algo indescritível: amor, felicidade e paz interior. Salvador e Linha Verde, Chapada Diamantina, ilhas, fazendas, de tudo um muito!

Sinto-me leve nessa terra encantada e sempre espero poder na Bahia desfrutar, com tranquilidade e cautela, o melhor que a capital e todo o Estado têm a oferecer. Receber a energia de um sol pulsante em meu corpo faz com que eu me sinta vivo e pleno, assim como ouvir as pessoas com o seu poético sotaque pronunciando o meu nome, saborear iguarias com as quais sonho quase que diariamente, sentir o aroma da brisa do mar que corre fugaz de norte a sul, de leste a oeste, ouvir a música, os cantos e os orixás e seria agora absolutamente sensacional!

A cidade de Salvador da Bahia está linda, toda reestruturada e brilhante para o soteropolitano e para os turistas, brasileiros e estrangeiros, apaixonados por ela como eu. Estar nela é como estar no jardim de minha casa, onde todos me conhecem e conheço a todos, é um amor tão grande que tenho a sensação que sou baiano e soteropolitano, e ainda não sei disso (risos).

A capital está sempre pulsante com milhões de novidades na gastronomia, hotelaria, moda, arte e música. Prédios históricos apresentam-se restaurados e retrofits são utilizados no seu interior, trazendo um ar mais cult e contemporâneo, a exemplo dos hotéis Fasano, Mar Brasil, Casa do Amarelindo, Solar dos Deuses e Fera Palace. Todos autênticos e contando um pedacinho da história dessa mágica terra e todos altamente preocupados com a nossa segurança e bem-estar em épocas tão confusas.

A hotelaria do litoral norte e sul é para capítulos à parte; precisaríamos de páginas e mais páginas para um relato tão importante e hype. O interior charmoso ganhou mais espaço para o turismo e logo, logo vamos nos aventurar nessas trilhas de belezas. Tudo vai passar e viveremos a Bahia por inteiro.

A gastronomia também se faz presente de forma absoluta e atenta à saúde de todos, seguindo todas as regras do bem-estar e higiene. Eu piro com os maravilhosos sabores locais bem baianos da amada Tereza Paim, na Casa de Tereza; com as criações fantásticas, brasileiras e contemporâneas de Fabrício Lemos, no Ori; com a comida ítalo-baiana da Casa di Vina; com a bossa e a magia de Preta cozinhando maravilhas na Ilha dos Frades; com a descolada e saborosa proposta de Kaywa Hilton, no Boia Comida do Mar; com as alquimias deliciosas e naturais de Beto Pimentel, no Paraíso Tropical; com o autêntico sabor brasileiríssimo do Cuco Bistrô por João Silva; com o mix sensacional das culturas alemã e brasileira do Restaurante Manga, resultando em delícias produzidas pelo casal Dante e Kafe Bassi; com as comidas de família e do coração da doce e competente Ana Robério, no Bella Bistrô; com as clássicas moquecas baianíssimas criadas por Yone Oliveira do Ki Mukeka, onde a sua herança, em Armação, é orquestrada por André e Katia Ribeiro; com os remakes modernizados de delícias de Vini Figueira, no Gastronomia Vini Figueira; com os sabores encantados do mar e da terra sob a batuta de Leila, no Dona Mariquita; e piro também com o sempre elegante e deslumbrante Amado, com o menu assinado pelo fantástico chef e amigo: o sorridente Edinho Engel.

A Hamburgueria BurGuiles, de Gui Amaral, e as também sempre impecáveis carnes e saladas tradicionais do Barbacoa alimentam as nossas gulodices, assim como o sensacional Thiago Sá, que traz o licuri à sua pâtisserie alucinante e ainda a sua imperdível coxinha de caranguejo. Uau! Priscila Diniz, antenada com o mundo, entrega uma beleza sofisticada nas suas doces delícias, importando respiros dos quatro cantos da terra em suas produções. Salvador oferece iguarias infinitas e sem fim! Vocês acham que engordo ou emagreço quando estou nesse paraíso?

Ah, os sorvetes! Não posso deixar de falar dessa minha paixão absoluta, afinal são os elixires do verão. As maravilhosas Sorveteria da Barra e Sorveteria da Ribeira fazem-nos flutuar com os seus sabores distintos, frutados e sempre alucinantes. A primeira é focada no universo do gelato italiano cremoso, com sabores de fora e outros brasileiros, e a segunda valoriza a tradicional sorveteria brasileira, bem frutada, regional e refrescante. Ambas tradicionais. Quanto frescor e quanto sabor no mundo dos sorvetes! Não vivo sem eles! Sem falar das delícias no litoral norte baiano e no interior desse gigante Estado abençoado.

Salvador é isso e muito mais. Salvador é história, praia, música, arte, moda; tem um povo que abraça, mesmo que apenas com os olhos neste momento, com o aconchego de chamar-lhe de “meu rei”. Salvador e a Bahia são certezas de que somos assim: um povo que ama a sua terra e que grita aos sete ventos como é bom demais viver.

Salvador é simplesmente Salvador. A Bahia é essa plenitude. Que 2021 tenha esse potente e lindo axé baiano, iluminando as nossas vidas e os nossos corações para podermos mergulhar a fundo, tão logo seja possível, nesse universo de belezas e energia!