Gente

Salvador recebe videocast sobre saúde íntima com Rita Batista no comando

Salvador recebe videocast sobre saúde íntima com Rita Batista no comando
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

28/08/2024 3:50pm

Foto: Samuel Kobayashi

A saúde íntima feminina, ainda envolta em tabus e desinformação, será tema central de um videocast que será gravado em Salvador nesta quarta-feira (28). Sob o comando da apresentadora Rita Batista, conhecida por seu trabalho na Globo e no GNT, o evento faz parte da campanha #PPKSEMTABU, promovida pela marca Gino-Canesten, da Bayer. A gravação acontecerá na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, e será um evento exclusivo para convidados.

A campanha #PPKSEMTABU busca desmistificar temas relacionados à saúde íntima e sexualidade feminina, questões que, mesmo em 2024, ainda são pouco discutidas de forma aberta. O videocast contará com a participação do influencer e multiartista Dante Olivier, uma personalidade influente na comunidade trans, da influencer e dançarina Edilene Alves, e da ginecologista Dra. Ludmila Andrade.

"Ainda vivemos em uma sociedade onde a educação sobre saúde íntima é deficiente, seja no ambiente familiar ou escolar", aponta Dra. Ludmila. Segundo ela, aproximadamente 40% das queixas no consultório estão relacionadas a corrimentos vaginais, mas muitas pacientes não conseguem identificar se são manifestações normais ou indicativos de problemas de saúde. O objetivo da campanha é justamente quebrar esses tabus e fornecer informações claras, ajudando as pessoas a superarem a vergonha e buscarem o cuidado adequado.

Jessica Pacheco Canton, Gerente de Marketing da Gino-Canesten, ressalta que pesquisas exclusivas apontam que nas regiões Norte e Nordeste ainda há muitas dúvidas sobre a saúde íntima, o que muitas vezes impede a busca por tratamento adequado para problemas comuns como candidíase e vaginose bacteriana. "Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com empresas locais, criando e implementando ações que levem educação de forma divertida e adaptada à realidade regional", explica.

Letícia Sotero, head de relacionamento da Asminas Content Digital, responsável pela execução do evento em Salvador, destaca a importância da regionalização da campanha. "Nosso papel é aproximar o tema do público de maneira criativa e assertiva, contribuindo para a mudança desse cenário ao dialogar com a população de cidades como Salvador e Belém", afirma.

O videocast promete ser um marco na discussão sobre saúde íntima, abrindo espaço para conversas necessárias e, muitas vezes, evitadas.