Gente

Reportagem de A TARDE vence prêmio OAB-BA de jornalismo

Reportagem de A TARDE vence prêmio OAB-BA de jornalismo
Da Redação

Da Redação

17/12/2020 4:30pm

O Jornal A TARDE foi o vencedor do prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, da OAB-BA, na categoria jornal impresso, com o trabalho “Crianças são levadas à escola em ‘paus de arara”, de junho de 2019. A reportagem, que integrou o projeto "Olhar Cidadão", foi reconhecida pela seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) na tarde desta quarta-feira, 16, durante sessão online. 

Assinada pelos jornalistas Roberto Aguiar e Bruno Luiz e pelo repórter fotográfico Adilton Venegeroles, a reportagem denunciou a precariedade do transporte escolar enfrentada por crianças do município de Pilão Arcado, no sertão da Bahia. Levados nos chamados ‘paus de arara’, os estudantes lidavam diariamente com a insegurança e o desconforto de viajar em caminhonetes abertas e mal conservadas, enquanto as verbas da educação não eram aplicadas corretamente.

A situação já havia sido alvo de uma operação denominada ‘Offerus’ deflagrada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal (PF). Um ano depois da ação e após passar quatro dias em Pilão Arcado, a equipe de A TARDE mostrou que pouco ou nada havia mudado na educação da cidade. 

“Fomos ver o que tinha mudado, mas ao chegarmos lá vimos que, na realidade, não havia mudado nada. Na verdade, continuava o mesmo esquema. As crianças permaneciam sendo carregadas em paus de arara, carros bem velhos, decadentes e destruídos”, afirmou Aguiar.

Segundo ele, a presença dos repórteres começou a chamar atenção e incomodou autoridades do município. Aguiar revela que a reportagem contou bastante com o apoio dos pais e responsáveis, que não tiveram medo de denunciar. “A população, que estava sofrendo com isso, foi fundamental para que a gente conseguisse fazer a reportagem”.

Responsável pelas fotos, o repórter fotográfico Adilton Venegeroles afirmou que a equipe passou por problemas na hora de fazer os flagrantes e precisou manter a discrição.

“Para a foto de capa, tivemos que ir para dentro do mato pouco depois das 4h da manhã para poder esperar os carros paus de arara passarem, mas tinha que ser antes para não perceberem. Depois que conseguimos algumas imagens, começaram a seguir a gente, tornando a situação meio tensa, mas não houve maiores danos. No final, tivemos uma boa produção e todos saíram inteiros”, conta Venegeroles, que estende os agradecimentos a todos os envolvidos no projeto.

“É importante ressaltar que na série Olhar Cidadão a gente retirou o olhar aqui de Salvador e foi para o interior. Por exemplo, Pilão Arcado é muito afastado, quase fora do estado. Muitas vezes esses municípios mais distantes não têm muita atenção dos órgãos públicos e da imprensa”, afirma Bruno Luiz.

'Olhar Cidadão'

A reportagem “Crianças são levadas à escola em ''paus de arara''' foi a primeira da série Olhar Cidadão voltada para a educação. Ao longo de suas publicações, o especial de A TARDE abordou diversas outras temáticas relevantes para a população, como a fiscalização de direitos do consumidor, saneamento básico, tratamento do lixo e saúde. 

“Uma iniciativa como o Olhar Cidadão é muito importante e valiosa, tanto por parte do Jornal, quanto para o jornalismo como um todo. É a gente fazendo jornalismo em seu estado bruto, que é fiscalizar, cobrir o cumprimento dos serviços, como o dinheiro público está sendo utilizado e mostrar para a população o que alguns não querem que a maioria veja”, pontua Luiz.

“De cara, gostaria de parabenizar ao Grupo A TARDE pelo projeto Olhar Cidadão, pois ele nos possibilitou chegar a esse momento. Chegar em um lugar que fica distante mais de 800 km da capital já tem suas dificuldades por si só, e se tratando de matérias de denúncia, isso se potencializa”, agradece Venegeroles.

“O olhar cidadão foi um projeto muito importante na minha carreira como jornalista, gratificante de fazer. Fico muito feliz com o prêmio, o reconhecimento desse trabalho que a gente fez. A gente sabe que é um trabalho difícil, vivemos num país que cada vez mais está entrando num ranking mundial de ameaças e agressões a jornalistas. Nesta cidade mesmo, teve um vereador que perguntou se eu andava armado com arma de fogo, e eu respondi que minha arma era o bloco de escrever e uma caneta. Foi uma construção coletiva, foi uma conquista da equipe que trabalhou ali e do Jornal A TARDE, que tive o orgulho de trabalha, tenho o maior respeito e admiração pela sua história, pela importância que tem para o jornalismo baiano",  salienta Aguiar.

Premiação da OAB-BA 

Criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho, a premiação da OAB-BA contemplou os melhores trabalhos produzidos sobre o tema “Liberdade de Imprensa e Democracia”, veiculados no período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020. As categorias da disputa são divididas em Jornalismo Impresso, Fotografia, Jornalismo Escrito, Televisão, Rádio e Web jornalismo.