Preta Gil curte noite com Ivete Sangalo e amigas após primeira consulta nos EUA
Fotos: Reprodução Instagram @pretagil A cantora Preta Gil, de 50 anos, aproveitou a noite da última quinta-feira (15) para um momento de leveza e afeto ao lado...
Fotos: Divulgação
Uma ação conjunta entre as empresas de limpeza urbana de Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia está movimentando as redes sociais nesta sexta-feira (16), em comemoração ao Dia do Gari. A campanha colaborativa — publicada nos perfis oficiais da Limpurb, Comlurb, DMLU e Comurg — celebra o trabalho de garis e margaridas com o tema “Valentes”, destacando o papel essencial desses profissionais na manutenção das cidades.
Com vídeos compartilhados no Instagram, a campanha mostra a rotina dos trabalhadores que, faça chuva ou sol, garantem diariamente a limpeza urbana por meio de atividades como varrição, capinação, plantio, coleta de resíduos e até instalação de lonas em áreas de risco.
“Os garis são verdadeiros valentes do nosso dia a dia”, destacou o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes. “Enfrentam desafios com garra e alegria, prestando um serviço essencial para a saúde e qualidade de vida da população.”
Para o diretor-geral do DMLU de Porto Alegre, Carlos Alberto Hundertmarker, a colaboração entre cidades simboliza o reconhecimento público da importância desses trabalhadores. “Cada luva vestida, cada rua varrida, é um ato de cuidado que merece ser valorizado.”
Ana Carolina Fernandes, gerente de Comunicação Corporativa da Comlurb, parabenizou a iniciativa. “É uma honra participar dessa ação de valorização dos garis do Brasil.”
Rostos que inspiram
A homenagem também ganhou rosto. Uma das protagonistas dos vídeos da Limpurb é Thelma do Amor Divino Almeida, de 39 anos, moradora de Paripe e agente de varrição há oito anos. Mãe solo de três filhos, ela afirma que o trabalho é mais que um sustento — é também uma forma de terapia. “A varrição ajuda a aliviar os problemas. Uma parte da população reconhece nosso esforço, mas muitos ainda não entendem nossas atribuições”, diz. Thelma sonha em cursar Direito e tornar-se juíza. “Estamos todos no mesmo barco, só em posições diferentes.”
Outra história inspiradora é a de Dinalva Santos Silva Bispo, de 42 anos, moradora da Engomadeira. Há uma década na Limpurb, ela também atua na varrição e sustenta a família com o fruto de seu trabalho. “Tenho orgulho de ser gari. Foi com essa farda que me tornei independente. Hoje, não tenho medo do futuro, nem de sonhar”, afirma. Formada em Magistério, Dinalva também quer estudar Direito e denuncia episódios de preconceito enfrentados na profissão. “Infelizmente, nem todos valorizam nosso trabalho. Por isso, peço mais empatia e humanidade.”
Números da limpeza em Salvador
Com mais de 4 mil agentes em atividade, Salvador coleta, por dia, cerca de 5,2 mil toneladas de resíduos domiciliares e restos da construção civil. São garis e margaridas que ajudam a cuidar da cidade para seus 2,4 milhões de moradores e milhões de visitantes ao longo do ano.
A campanha nas redes sociais não só enaltece esses profissionais, mas também reforça a importância da conscientização coletiva: manter a cidade limpa é dever de todos.
Fotos: Reprodução Instagram @pretagil A cantora Preta Gil, de 50 anos, aproveitou a noite da última quinta-feira (15) para um momento de leveza e afeto ao lado...
Foto: Reprodução / TV Bahia O médium e líder espírita Divaldo Franco foi sepultado na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 10h30, no Cemitério Bosque d...
Foto: Reprodução Instagram @ludmilla Ludmilla e Brunna Gonçalves celebraram, nesta terça-feira (14), o nascimento de Zuri, primeira filha do casal. A novidade ...