The Latvian Talks com Fabi Maimone encerra temporada de 2024 com Arthur Rufino
Foto: @highlightsfotos Na noite de segunda-feira, 25 de novembro, o projeto The Latvian Talks com Fabi Maimone encerrou sua temporada de 2024 com uma...
Como não poderia deixar de ser, a Rede Globo prestou uma linda homenagem ao ator Tom Veiga, intérprete do famoso Louro José, companheiro de cena da apresentadora Ana Maria Braga no programa ‘Mais você’.
As homenagens começaram ontem a noite durante o Fantástico, e a manhã de hoje foi inteiramente dedicada ao ator e seu personagem, Louro José. O destaque ficou por conta da apresentadora Ana Maria Braga, que mais uma vez demonstrou toda sua força ao abrir o programa ‘Mais Você’ nessa manhã sem a companhia do seu parceiro de cena. Emocionada, Ana Maria conduziu o programa ao vivo, que contou com diversas homenagens prestadas ao parceiro Tom Veiga.
Nomes como André Marques, Patrícia Poeta, Ana Furtado, Cissa Guimaraes e Luciano Huck, dentre outros, surgiram ao vivo ao longo do programa para prestar homenagem ao interprete do Louro José.
Ana não conseguiu segurar o choro ao falar de Tom: "Eu fiquei pensando como eu ia conseguir chegar aqui e falar bom dia para vocês, porque dói muito. Assim como uma mãe perde um filho, um companheiro, porque filho da gente é um companheiro que você viu nascer e ele era isso", declarou Ana Maria.
"Por mais que minha produção e a direção da casa estivessem preocupadas comigo hoje, aqui, eu não poderia deixar de estar aqui, moída por dentro, e deixar todos os que amam o Louro sem essa última homenagem”, continuou a apresentadora.
Ana falou sobre como o companheiro de trabalho era querido pela equipe e por convidados que participaram do programa. "Todos adoravam o Tom", afirmou.
A equipe do programa separou imagens dos bastidores de Tom com Ana Maria e também mandou vídeos comentando o convívio com o ator nos bastidores. A apresentadora disse que, em todos esses anos de trabalho juntos, eles nunca se desentenderam.
"A gente era confidente um do outro, contava coisas que a gente não contava para ninguém", disse Ana.
A NOTICIA DA MORTE DO AMIGO
Depois que o Mais Você voltou a ser feito em São Paulo, Tom Veiga vinha dividindo a vida na ponte aérea Rio x São Paulo para poder gravar o programa.
A apresentadora lembrou do último programa que fizeram juntos na sexta (30), e disse que ele deveria estar com ela em São Paulo nesta segunda (2).
A figurinista do programa (Sandy), estranhou a ausência do ator em São Paulo, já que estava programada sua ida por conta da gravação do programa, e entrou em contato com André Marques, ator e um dos melhores e mais chegados amigos de Tom.
André Marques que também estava a caminho da ponte aérea, estranhou o fato do amigo não atender suas ligações e decidiu ir na casa dele, sendo então o primeiro a encontrar o amigo morto em sua residência.
Segundo laudo do IML do Rio de Janeiro, a causa da morte foi hemorragia intra craniana por rotura de aneurisma cerebral, ou seja, o intérprete do Louro José sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico - aquele que ocorre quando um vaso – artéria ou veia – rompe dentro do cérebro, extravasando sangue.
TRAJETÓRIA NO MAIS VOCÊ
Tom Veiga conheceu Ana Maria por acaso e passou por muitas profissões antes de chegar à televisão. Foi office-boy, motorista de ambulância e trabalhou com eventos. O primeiro encontro com a apresentadora de quem se tornaria parceiro de programa foi em 1995, quando organizava feirinhas de artesanato. Ana Maria frequentava essas feiras para divulgar o “Note e anote”, programa que ela comandava na TV Record e a tornaria famosa em todo o país. Num desses encontros, encantada com o bom humor de Veiga, ela o convidou para integrar a equipe, e ele se tornou seu assistente de palco. No ano de 1996, Ana Maria teve a ideia de criar esse personagem como alternativa para segurar a audiência do seu programa, que vinha logo após uma programação infantil. Ana não queria um “bonequeiro” (como ela chamava os profissionais com experiência para o trabalho), porque achava que trariam uma personalidade da pré existente e ela queria algo mais orgânico e real. E conseguiu! Depois de tentar várias alternativas, Ana flagrou o assistente (Tom Veiga), brincando com o boneco nos bastidores do programa e literalmente o convenceu a assumir o desafio!
Tom dizia que não queria interpretar o papagaio Louro José, mas acabou sendo convencido pela apresentadora e lá se foram mais de 20 anos interpretando o boneco, que ficou conhecido pelas tiradas de humor, que davam uma identidade toda própria ao programa.
"Eu estava brincando com o boneco na produção, tirando sarro do pessoal que trabalhava com a gente, e ela [Ana Maria Braga] viu e gostou. Ela falou: 'Amanhã você entra no ar como Louro José, tá?", afirmou Tom Veiga a um documentário feito em 2014 pelo Memória Globo.
O ator disse ainda que não conseguia imaginar seu caminho hoje sem o Louro, afirmando que tudo o que era hoje, devia e à Ana.
Tom Veiga era apaixonado pelo Louro José e o definia como um galanteador e chavequeiro inveterado: "O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido e inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que ele cresceu, mas continua uma grande criança", disse Veiga em depoimento ao site Memória Globo.
Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele: "Meu papagaio mais amado, meu filho. Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas", disse Ana Maria durante a exibição do programa que comemorava os 15 anos do Louro José.
Tom Veiga adorava pregar peças em Ana Maria, especialmente durante o campeonato de pegadinhas, e claro, quando alguma receita dava errado no ar. Essa capacidade de improviso e a sintonia fina entre os dois, davam a tônica do programa que foi sucesso imediato.
O personagem criado por Ana Maria e encarnado por Tom Veiga, se tornou tão popular, que fez aparições em vários outros programas da TV Globo, como “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Malhação”, as séries “Louco por elas” e “A mulher invisível”, e as novelas “Cheias de Charme” e “A dona do pedaço”. Quando completou 18 anos, ganhou um Arquivo Confidencial, no “Domingão do Faustão”.
Uma perda realmente lamentável. Resta aos fãs do programa e da apresentadora Ana Maria Braga, acreditar na sua infinita capacidade de se reinventar e na força que sempre demonstra diante das adversidades, para segurar o rojão de seguir no programa sem o seu parceiro.
Foto: @highlightsfotos Na noite de segunda-feira, 25 de novembro, o projeto The Latvian Talks com Fabi Maimone encerrou sua temporada de 2024 com uma...
A cirurgiã-dentista Manuela Coelho, formada pela Escola Baiana de Odontologia e Saúde Pública, será uma das palestrantes da 100ª edição do Greater New York...
Foto: Catherine Avilés O escritor baiano Edgard Abbehusen adicionou mais um capítulo à sua trajetória criativa ao assumir o roteiro do comercial de 10 anos do ...