Foto: Reprodução Instagram @rebecarandrade
A ginasta Rebeca Andrade foi premiada na categoria “Retorno do Ano” do Laureus World Sports Awards 2025, um dos mais prestigiados reconhecimentos do esporte mundial, durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), em Madri, na Espanha. É a primeira vez que uma mulher brasileira conquista o troféu, conhecido como o “Oscar do Esporte”.
Rebeca foi reconhecida por sua trajetória de superação até o pódio olímpico em Paris 2024, onde se consagrou como a maior medalhista olímpica do Brasil. Na capital francesa, ela conquistou quatro medalhas: um ouro, duas pratas e um bronze.
Para vencer o Laureus, Rebeca superou nomes de peso como o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o motociclista espanhol Marc Márquez, o jogador de críquete indiano Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus.
A brasileira também se destacou pela força emocional e física ao retornar às grandes competições após três cirurgias no joelho direito — um processo que a afastou por longos períodos das quadras e exigiu dedicação redobrada em sua recuperação.
Durante o discurso de agradecimento, Rebeca ressaltou o papel de sua equipe, familiares e, em especial, de sua psicóloga Aline Wolff. “Ela foi uma peça importantíssima para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também. Me sinto feliz de ser uma referência para as novas gerações e de mostrar que é possível alcançar nossos objetivos, independentemente do lugar de onde viemos”, disse.
Com a conquista, Rebeca se junta a uma seleta lista de atletas brasileiros que já receberam o Laureus, consolidando seu nome entre os grandes ícones do esporte nacional.
Sobre o Prêmio Laureus - Criado em 2000, o Prêmio Laureus é uma das mais importantes honrarias do esporte internacional. Os indicados são escolhidos por um painel global com mais de 1.300 integrantes da mídia, e os vencedores são definidos por um júri composto por 69 lendas do esporte mundial.