Gente

"Quero continuar fazendo música, evoluir cada vez mais", conta Rogério Flausino em entrevista cheia de curiosidades sobre o Jota Quest

Episódio do podcast Essenciais, com participação do vocalista da banda, é o primeiro a contar com o patrocínio da Uber Eats

"Quero continuar fazendo música, evoluir cada vez mais", conta Rogério Flausino em entrevista cheia de curiosidades sobre o Jota Quest
Da Redação

Da Redação

30/04/2021 4:15pm

Vocalista e líder de uma das mais reconhecidas bandas do Brasil, Rogério Oliveira de Oliveira, mais conhecido pelo seu nome artístico, Rogério Flausino, bateu um papo super descontraído na qual contou para o jornalista Zeca Camargo, apresentador do podcast exclusivo da Deezer, "Essenciais", um pouco sobre a trajetória do Jota Quest e bem como de sua vida pessoal.

No primeiro episódio do programa a contar com a parceria da Uber Eats, Zeca começa a conversa perguntando sobre o interesse do artista pela música, que por sua vez responde contando histórias sobre a importância de sua família, em especial de seus avós, para sua formação artística e descreve sua trajetória pessoal até chegar no Jota Quest: "montamos uma bandinha, eu, o Sideral e mais uns amigos. A formação desse grupo foi mudando muito até eu me formar na faculdade, já com 21 anos, fui para Belo Horizonte, onde conheci os meninos e aí unimos forças", explica o cantor.

Em seguida, Flausino conta sobre como se deu o lançamento do primeiro álbum oficial do grupo, que neste ano completa 25 anos: "em 1995 fizemos o disco Independente, do qual 7 músicas foram parar no primeiro álbum, aquele das perucas, todas compostas por nós mesmos. Disso sai o nosso primeiro disco e então a gente consegue o contrato com a Sony (gravadora) e gravamos com Dudu Marote (um dos maiores produtores da época)".

O resultado não poderia ser melhor para a banda. Emplacaram diversos hits no cenário nacional, produziram versões de canções consagradas por grandes vozes, inclusive do rei Roberto Carlos. Todo esse sucesso acabou levando uma de suas principais composições a intitular um programa na rede Globo apresentado por Pedro Bial. "O dia que o Bial me pediu para usar a música Na Moral para fazer a abertura do programa que levava nome da música, eu achei que era zoação, mas ao mesmo tempo achei legal demais. Eles até pediram para gravar uma nova versão, aí fomos lá e gravamos", conta Rogério.

Durante a entrevista, o músico traz à tona em diversos momentos como a black music foi fonte de inspiração para a banda ao longo de quase toda a sua trajetória, o que lhes rendeu uma parceria histórica com o guitarrista Nile Rodgers e o baixista Jerry Barnes da banda Chiq. "Foi totalmente imprevisível, a banda estava comemorando os seus 15 anos, bem como a nossa patrocinadora, a Sky, e uma das nossas entregas era um show com convidados na festa dela em São Paulo. Aí a gente descobriu que vinha também a banda Chiq, e a gente não acreditou. O PJ já colou no Jerry, baixista da banda. Depois, quando fomos para NY, convidamos o Jerry para ver a nossa apresentação e então convidamos eles para fazer umas duas faixas no Brasil, mas acabaram fazendo 2 discos", exalta Flausino.

Para fechar com chave de ouro, Zeca Camargo questiona o vocalista sobre a mais nova música da banda. Intitulada "Imprevisível", a faixa não se limita a retratar a trajetória do próprio Jota Quest, mas também descreve um pouco do momento em que vivemos. Segundo o vocalista, a música começou a ser feita antes da pandemia e se trata de um poema que ele recebeu de um poeta chamado Airton Bovo.

Para saber mais histórias da trajetória da banda, ouça o novo episódio do Essenciais, projeto original e exclusivo da Deezer, que conta com a parceria inédita da Uber Eats, e que já está disponível para ser ouvido aqui.