Gente

Presidente Lula lança selo dos Correios em homenagem à trajetória de Eunice Paiva

Presidente Lula lança selo dos Correios em homenagem à trajetória de Eunice Paiva
Da Redação

Da Redação

22/05/2025 2:45pm

Fotos: Ricardo Stuckert / PR e Divulgação / Correios

A trajetória de Eunice Paiva, símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil, passou a integrar oficialmente a história postal do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta terça-feira (20), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, um selo dos Correios em homenagem à ativista. A cerimônia integrou a entrega da Ordem do Mérito Cultural, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC).

A peça filatélica traz uma imagem em preto e branco de Eunice sorrindo, cercada por três pombas brancas — símbolo da paz. Ao lado, o nome da homenageada aparece em branco sobre fundo escuro. A imagem faz parte do arquivo da família.

O selo foi obliterado pelo filho de Eunice, o escritor Marcelo Rubens Paiva, e por seu neto, Joaquim Paiva, que receberam um álbum comemorativo das mãos do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice no premiado filme Ainda Estou Aqui, e o diretor Walter Salles também foram agraciados com exemplares da peça.

Ainda Estou Aqui, inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, foi o primeiro longa brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional, em 2025. A obra retrata a busca de Eunice por respostas sobre o desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva, morto sob tortura nos porões do DOI-CODI, em 1971.

“Ao relembrar a história de sua mãe, Marcelo Rubens Paiva contou a história de tantas mulheres brasileiras órfãs de maridos, filhos e filhas, mas que não se deixaram vencer pela tirania”, afirmou o presidente Lula durante a solenidade.

Para Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, homenagear Eunice é também reforçar a importância da memória histórica: “Precisamos mostrar às novas gerações o papel de pessoas como Eunice, que tanto contribuíram na luta pela democracia”.

Marcelo Rubens Paiva destacou o simbolismo da ocasião: “Quem está aqui hoje não sou eu. Quem está aqui é Rubens Paiva e Eunice Paiva”.

Legado de luta e resistência

Advogada e ativista, Eunice Paiva teve papel decisivo na pressão por justiça aos crimes da ditadura. Sua militância foi fundamental para a promulgação da Lei 9.140/95, que reconheceu oficialmente a morte de desaparecidos políticos. Em 1996, após 25 anos de luta, ela conseguiu que o Estado brasileiro emitisse o atestado de óbito de Rubens Paiva.

Formada em Direito, Eunice também se tornou uma das poucas especialistas em direito indígena do país e atuou como consultora na Assembleia Nacional Constituinte de 1988.

Ministério da Cultura também é homenageado

Durante o evento, os Correios lançaram ainda um selo comemorativo pelos 40 anos do Ministério da Cultura. A peça foi obliterada pela ministra Margareth Menezes e pelo presidente Lula. "Os saudosos do autoritarismo tentaram matar o MinC, mas o MinC está de volta", declarou o presidente.

Os selos lançados podem ser adquiridos nas agências físicas e na loja virtual dos Correios.