Gente

Personalidades marcam presença em homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe na Ilha dos Frades

Personalidades marcam presença em homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe na Ilha dos Frades
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/12/2024 1:20pm

A Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, realizou nesta quinta-feira (12) sua primeira procissão marítima em homenagem à padroeira da América Latina. O evento, que já desponta como uma nova tradição no calendário religioso da Bahia, incluiu a entrega de uma imagem da santa criada pelo renomado artista Vik Muniz, instalada na capela. A programação contou ainda com missa, apresentações musicais e uma experiência gastronômica no Restaurante Preta.

Durante a tarde, o cantor Jau comandou o show que animou o público presente. A presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, ressaltou o impacto cultural e histórico da celebração. “As procissões marítimas sempre foram parte da tradição da Bahia, mas, com o tempo, foram perdendo espaço. Precisamos reforçar esses eventos e reconhecer os cultos, pois, sem isso, há o risco de eles se perderem no tempo”, afirmou.

Promovida pela Fundação Baía Viva, em parceria com a comunidade local e apoiadores como Angeluci Figueiredo e Andrea Velame, a iniciativa busca estabelecer a procissão como um marco anual, sempre na segunda sexta-feira de dezembro.

Entre os participantes do evento estavam personalidades como Rafael Dantas, Sandy Najar, Nathália Velame, Flávia Abubakir, Mário Dantas, Diego Wildberger, Pedro Dornas, Lila Moraes e Daniel Kunz. A celebração reforça o potencial da Baía de Todos-os-Santos como um polo de integração entre fé, cultura e turismo.