O papa Francisco, de 88 anos, está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, informou o Vaticano nesta segunda-feira (17). O quadro é considerado complexo, e o pontífice segue internado sem previsão de alta.
Segundo comunicado oficial, exames recentes indicaram a necessidade de uma nova modificação no tratamento, e Francisco permanecerá sob cuidados médicos pelo tempo que for necessário.
Estado de saúde e internação
Mais cedo, um porta-voz da Santa Sé afirmou que o papa estava estável, havia dormido bem, tomado café da manhã e estava de bom humor. No entanto, não foi informado se ele voltou a apresentar febre, sintoma registrado nos primeiros dias da internação.
Os médicos mantêm a recomendação de repouso absoluto, e todos os compromissos do pontífice foram cancelados. Ainda assim, no fim de semana, ele seguiu com sua prática de fazer ligações para membros de uma paróquia católica em Gaza, segundo a emissora italiana Mediaset.
Francisco está à frente da Igreja Católica desde 2013 e tem um histórico de problemas respiratórios e hospitalizações recentes.