Gente

Papa Francisco: “O físico está fraco, mas nada impede de amar e rezar”

Papa Francisco: “O físico está fraco, mas nada impede de amar e rezar”
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

16/03/2025 4:24pm

Foto: Vatican News

Mesmo internado há um mês no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia, o Papa Francisco segue próximo dos fiéis. Neste domingo, em mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé para o Angelus dominical, o Pontífice agradeceu pelas orações e reforçou seu pedido de intercessão pela paz nos países afetados por conflitos.

Inspirado no Evangelho do dia, que narra a Transfiguração de Jesus (Lc 9, 28-36), Francisco refletiu sobre sua própria condição de enfermo e a força que a fé proporciona nesses momentos. “O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança”, afirmou.

O Papa destacou a importância do cuidado nos hospitais e espaços de saúde, enaltecendo os profissionais que se dedicam a aliviar o sofrimento dos enfermos. “Quanta luz brilha nos hospitais! Quanto cuidado amoroso ilumina os quartos, os corredores, as clínicas!”, disse.

Apoio às crianças e apelo pela paz

Em sua mensagem, Francisco fez um agradecimento especial às crianças que visitaram o Hospital Gemelli como gesto de proximidade. “Obrigado, queridas crianças! O Papa ama vocês e espera sempre encontrá-las”, declarou.

O Pontífice também reforçou seu apelo pela paz, pedindo orações especialmente pelos povos da Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e República Democrática do Congo, que enfrentam os horrores da guerra.

Caminho para a implementação do Sínodo

Francisco ainda mencionou a carta divulgada no sábado pelo secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech, que estabelece um plano para a implementação das diretrizes da Assembleia Sinodal sobre a sinodalidade nas Igrejas locais. Esse percurso culminará em uma Assembleia Eclesial no Vaticano, em 2028.

“Rezemos pela Igreja, chamada a traduzir em escolhas concretas o discernimento feito na recente Assembleia Sinodal”, escreveu o Papa, antes de concluir sua mensagem com um pedido especial: “Que a Virgem Maria nos proteja e nos ajude a ser, como Ela, portadores da luz e da paz de Cristo”.