Gente

Oncologista Clarissa Mathias torna-se imortal da Academia de Medicina da Bahia

Oncologista Clarissa Mathias torna-se imortal da Academia de Medicina da Bahia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/09/2024 12:37pm

Fotos: Betina e Marcelo Fotos

A oncologista baiana Clarissa Mathias (CRM 10770), referência mundial no tratamento de câncer de pulmão, foi empossada como Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia, ocupando a Cadeira nº 5, cujo patrono é o Prof. Dr. Álvaro de Carvalho e que teve como último ocupante o Acadêmico Prof. Dr. Ricardo Ribeiro dos Santos. A cerimônia de posse ocorreu no dia 17 de setembro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, onde a médica foi saudada pelo Acadêmico Antonio Carlos Vieira Lopes.


"É uma imensa alegria e honra ocupar uma cadeira na Academia e poder contribuir ainda mais para os avanços da medicina e para a equidade no acesso aos tratamentos", declarou Clarissa Mathias. Durante seu discurso, a médica destacou sua conexão familiar com a profissão: "Sou a primogênita de um avô médico, Eduardo Dantas de Cerqueira, ex-professor da UFBA e da Escola Baiana de Medicina, e ex-ocupante da Cadeira nº 7 desta Academia. Desde criança, já dizia que seria médica, mesmo diante do desencorajamento de meu avô, que acreditava que os médicos modernos careciam da compaixão de sua época. No entanto, escolhi seguir esse caminho e, hoje, tenho certeza de que essa é minha missão."

A Academia de Medicina da Bahia, fundada em 1958, tem como objetivo apoiar a educação e a pesquisa científica, além de promover ações culturais e humanísticas relacionadas à saúde. Sua sede fica na Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira escola médica do Brasil, localizada no Terreiro de Jesus, em Salvador.

Clarissa Mathias, primeira brasileira a integrar a diretoria da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), é uma das principais lideranças globais na pesquisa e combate ao câncer de pulmão. Líder do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas e pesquisadora do Instituto Oncoclínicas, a médica se destaca por sua atuação em prol da equidade de acesso a diagnósticos e tratamentos oncológicos.

Com uma carreira marcada por contribuições significativas ao setor público e privado, Clarissa já presidiu a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e o Comitê Internacional da ASCO. Atualmente, ela integra o Comitê de Mulheres para Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).

À frente do Serviço de Oncologia do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas, Clarissa Mathias lidera uma unidade de excelência que abrange todas as etapas do tratamento oncológico, desde a prevenção e diagnóstico até a reabilitação. A parceria entre o Hospital Santa Izabel e a Oncoclínicas, maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina, permite uma abordagem completa, com serviços de oncogenética, cardio-oncologia e controle da dor.

Entre os avanços da unidade estão a aquisição de equipamentos de radioterapia de última geração e um moderno PET-CT, com inteligência artificial para diagnósticos mais precisos. Além disso, a inauguração da unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) este ano marca um avanço significativo no tratamento de doenças hematológicas na Bahia, com infraestrutura dedicada e suporte especializado.