Gente

Museu do Mar sedia lançamento da Associação de Mulheres do Mar

Museu do Mar sedia lançamento da Associação de Mulheres do Mar
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

08/04/2024 2:15pm

No dia 10 de abril, o Museu do Mar Aleixo Belov será palco de um evento pioneiro voltado para a conservação marinha e o fortalecimento feminino na náutica: o lançamento da AMMAR - Associação de Mulheres do Mar.

A relação entre mulheres e mar, permeada de simbolismos e imagens poderosas, inspirou a criação desta associação. O mar, frequentemente utilizado como metáfora visual de uma gama de emoções, reflete tanto tranquilidade quanto tumulto, estabilidade quanto caos. Essa conexão entre mulheres e o mar ressoa em aspectos simbólicos que remetem à vida e ao renascimento.

A AMMAR surge como um farol de inovação e cooperação entre mulheres de diversas áreas, desde esportes náuticos até gastronomia, negócios e conservação dos oceanos. Com uma liderança composta por mulheres visionárias, a associação pretende abordar questões econômicas, ambientais e promover diversas atividades, incluindo esportes náuticos, turismo e artes.

Agatha Wicks, presidente da AMMAR, destaca o compromisso da associação em construir um futuro mais igualitário e sustentável para todos. A presença e a força feminina são vistas como recursos valiosos, especialmente em um ambiente desafiador como o mar.O evento de lançamento enfatizará a missão da AMMAR, fundamentada nos pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. A associação visa alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco especial na igualdade de gênero.

A governança colaborativa será incentivada, com parcerias entre órgãos públicos, empresas e a sociedade civil, visando uma abordagem inclusiva na conservação marinha e no desenvolvimento sustentável.

A associação está pronta para navegar em direção a um futuro onde o mar não apenas sustenta a vida na Terra, mas também promove a igualdade, a sustentabilidade e o empoderamento feminino.