Gente

Morre Renato Simões aos 96 anos

Morre Renato Simões aos 96 anos
Da Redação

Da Redação

05/11/2021 9:00am

Morreu ontem (4), aos 96 anos, no Rio de Janeiro, o jornalista Renato Simões, filho do fundador do jornal A TARDE, Ernesto Simões Filho. 

Bacharel em direito, Renato fez do jornalismo a sua grande paixão. Foi superintendente do jornal A TARDE no período de 1957 a 2012, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração do grupo de comunicação. Em seguida recebeu o título de presidente de honra. 

A literatura foi outra área de dedicação de Renato Simões. Em 2004, estreou na escrita de ficção com Crônicas d'aqui e d'além, onde aparecem desde personagens que vagam por túmulos até a minuciosa descrição de Paris. Três anos depois ele voltou à ficção com Anônimos e Oitenta e Todos, lançado em 2015.

A liberdade de imprensa foi outra causa de ativismo do jornalista, que integrou a direção de instituições como a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Baiana de Imprensa (ABI).

Renato era tio-avô do João de Mello Leitão, atual presidente do jornal A TARDE. Casado com Norma Rocha Simões, Renato era pai de Yolanda Simões Atherino e Renato Simoes Filho. Tinha quatro netos e dois bisnetos. 

 “Meu pai foi advogado de formação, mas desde cedo abandonou esse caminho para cuidar e se dedicar ao jornal. Ele se considerava antes de tudo um jornalista", diz Renato Simões Filho. 

O velório, seguido de cremação, ocorrerá nesta sexta-feira, 05, das 13h às 15h30, no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, Rio de Janeiro.