Gente

Morre o fotojornalista baiano Anízio Carvalho, aos 95 anos

Morre o fotojornalista baiano Anízio Carvalho, aos 95 anos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/09/2025 7:02pm

Foto: Fábio Marconi

O fotojornalista baiano Anízio Circuncisão de Carvalho morreu na sexta-feira (12), em Salvador, aos 95 anos. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado da Bahia (Sinjorba). Segundo a entidade, ele sofreu uma queda em casa, foi internado no Hospital de Brotas e desenvolveu um quadro de infecção de origem não determinada. A causa da morte não foi divulgada. A despedida de Anízio acontece às 16h30, no Cemitério Campo Santo, na Federação.

Natural de Conceição da Feira, onde nasceu em 23 de fevereiro de 1930, Anízio mudou-se para Salvador ainda adolescente. Seu primeiro contato com a fotografia ocorreu aos 14 anos, no laboratório da família Rozemberg. Em 1957, ingressou no extinto Jornal da Bahia, onde consolidou sua carreira como repórter fotográfico, destacando-se pelo olhar apurado e pela coragem diante de momentos históricos.

Um de seus registros mais célebres foi o clique da Rainha Elizabeth II durante visita ao Brasil, em 1968, batizado de “joelho imperial”, que o projetou nacionalmente pela sagacidade e sensibilidade estética.

Ao longo da trajetória, documentou manifestações políticas, campanhas eleitorais, a ditadura militar, além de festas religiosas e populares da Bahia. Seu acervo inclui ainda imagens icônicas do incêndio na Feira de Água de Meninos, do Mercado Modelo e do cotidiano de Salvador, somando mais de seis mil negativos, além de câmeras e equipamentos históricos.

Anízio foi casado por 69 anos com Terezinha, com quem teve seis filhos: Iguatemi, Itamar, Juarez, Jussara, Jucivalda e Jucimara. De um relacionamento anterior, era pai de Francisco, o único descendente que seguiu a carreira fotográfica. Não há informações sobre velório e sepultamento.