Gente

Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo, aos 84 anos

Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo, aos 84 anos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

14/02/2025 3:45pm

Foto: Reprodução / Editora Cobogó

O cineasta Cacá Diegues, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), ele faleceu em decorrência de complicações durante uma cirurgia.

Diretor de clássicos como Bye Bye Brasil (1979) e Deus é Brasileiro (2003), Diegues foi um dos expoentes do Cinema Novo, movimento que revolucionou a produção audiovisual do país ao explorar temáticas sociais e realidades populares. Seu legado inclui 18 longas-metragens, muitos deles exibidos e premiados em festivais internacionais como Cannes, Veneza e Berlim.

Nascido Carlos Diegues em 19 de maio de 1940, em Maceió (AL), mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde se estabeleceu no bairro de Botafogo. Formou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), época em que fundou um cineclube e iniciou sua trajetória cinematográfica ao lado de nomes como David Neves e Arnaldo Jabor.

Durante a ditadura militar, Diegues viveu no exílio, mantendo-se ativo no debate político e cultural. Em 2018, foi eleito para a ABL, onde ocupava a cadeira 7. Em nota, a instituição destacou sua contribuição artística e prestou solidariedade à esposa, Renata Almeida Magalhães, e aos filhos.

Pelas redes sociais, o prefeito de Maceió, JHC, lamentou a perda. "Maceió se despede de um de seus maiores filhos. Cacá Diegues, mestre do Cinema Novo e gênio por trás de clássicos como Deus é Brasileiro, nos deixou hoje, aos 84 anos. Seu legado vive para sempre na tela e na história do cinema nacional", escreveu.

Cacá Diegues deixa quatro filhos, sendo dois de seu casamento com a cantora Nara Leão. Desde 1981, era casado com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães.