Gente

Morre aos 84 anos o pianista Arthur Moreira Lima

Morre aos 84 anos o pianista Arthur Moreira Lima
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

31/10/2024 11:55am

Morreu na noite desta quarta-feira (30), aos 84 anos, o renomado pianista Arthur Moreira Lima. A informação foi confirmada pela família, que revelou que o músico estava internado há duas semanas no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC), onde lutava contra um câncer no intestino.

Arthur Moreira Lima, um dos maiores nomes do piano brasileiro, nasceu em 1940, no Rio de Janeiro, e iniciou os estudos musicais aos seis anos de idade, sob a orientação de Lúcia Branco, professora também de Tom Jobim e Nelson Freire. Formou-se musicalmente na França e na antiga União Soviética, obtendo reconhecimento mundial em 1965, ao conquistar o segundo lugar no prestigiado Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, em Varsóvia, Polônia.

Ao longo de uma carreira prolífica, Moreira Lima gravou mais de 100 discos e realizou centenas de apresentações em diversos países. Destacou-se, também, pelo projeto "Piano pela Estrada", que levou a música clássica a comunidades da periferia, cidades do interior e escolas públicas de todo o Brasil, democratizando o acesso à arte.

O velório do pianista está previsto para esta quinta-feira (31/10), no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.