Gente

Morre Agenor Gordilho Neto, ex-presidente do Vitória, aos 74 anos

Morre Agenor Gordilho Neto, ex-presidente do Vitória, aos 74 anos
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

16/10/2025 9:35pm

Foto divulgação 


Faleceu nesta quinta-feira (16), aos 74 anos, o ex-vereador, advogado e ex-presidente do Esporte Clube Vitória, Agenor Gordilho Neto. Ele estava internado há cerca de 60 dias no Hospital Aliança, em Salvador, e veio a óbito às 17h40, em decorrência de uma infecção generalizada.

Durante a internação, Agenor passou por seis cirurgias e, recentemente, teve uma complicação com o acúmulo de líquido em um dos pulmões, o que agravou ainda mais seu quadro clínico. Cadeirante, seu estado de saúde já vinha sendo considerado grave nas últimas semanas.

Com uma trajetória marcada pela atuação na política e no esporte, Gordilho teve forte ligação com o Esporte Clube Vitória. Em 2017, assumiu interinamente a presidência do clube após a renúncia de Ivã de Almeida. Em sua gestão, conduziu o Rubro-Negro baiano à permanência na Série A do Campeonato Brasileiro e buscou implementar mudanças administrativas na instituição.

Nas eleições mais recentes do clube, foi candidato a vice-presidente na chapa liderada por Ângelo Alves.

Além da atuação esportiva, Agenor também teve destaque como diretor do extinto Banco Econômico  fundado em 1834  que entrou em liquidação em 1996, após o impacto do Plano Real, e foi posteriormente adquirido pelo BTG Pactual, sendo hoje o Banco BESA.