Gente

Mônica Burgos, da Avatim, recebe Ordem do Mérito Industrial da CNI

Empresária baiana foi a única representante do estado homenageada em 2025 com uma das maiores honrarias da indústria nacional

Mônica Burgos, da Avatim, recebe Ordem do Mérito Industrial da CNI
Da Redação

Da Redação

27/05/2025 6:38pm

Foto: Iano Andrade/CNI

A sócia-fundadora da Avatim, Mônica Burgos, foi homenageada nesta segunda-feira (26) com a Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cerimônia ocorreu em Brasília, durante o evento comemorativo ao Dia da Indústria, reunindo empresários, autoridades e representantes do setor produtivo.

A honraria, uma das mais relevantes da indústria brasileira, reconhece personalidades com contribuição expressiva para o fortalecimento e o desenvolvimento da indústria nacional. Em 2025, Mônica foi a única empresária industrial da Bahia indicada para receber a comenda.

Criadora da marca de perfumaria e bem-estar Avatim, que nasceu em Ilhéus (BA) e hoje possui mais de 350 lojas em 26 estados brasileiros, Mônica dividiu a homenagem com outros nomes de destaque da indústria. Em seu discurso, ressaltou a importância da Bahia no cenário nacional: “Representar a Bahia é representar a força criativa, resiliente e transformadora de um povo que não desiste”, afirmou.

Ela também reforçou o papel da Avatim como agente de desenvolvimento regional: “Mais do que uma empresa de cosméticos, a Avatim é uma indústria que gera empregos, renda, oportunidades e experiências reais com valor de pertencimento. Valorizamos a produção nacional, investimos em talentos locais, prezamos os relacionamentos, fazemos parcerias e movemos a economia com propósito.”

A cerimônia contou com a presença de nomes como o presidente do STF, Luís Roberto Barroso – responsável pela palestra magna do evento – além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro Jorge Messias e do presidente da CNI, Ricardo Alban. A programação também incluiu painéis sobre política industrial, inovação e geopolítica.

O reconhecimento à empresária baiana foi também um gesto simbólico de valorização da indústria fora dos grandes centros, mostrando como negócios nascidos no interior do país têm ampliado sua presença e influência na economia nacional. “Esta comenda também reconhece o valor de tantas outras histórias como a nossa que começam em lugares pequenos e distantes e, com muita dedicação, respeito e paixão, crescem com responsabilidade”, pontuou Mônica.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, reforçou a relevância da homenagem: “A Avatim é uma prova de que a indústria no interior vem conquistando espaço cada vez maior para desenvolver novos produtos e marcas que são referência no nosso estado.”