Gente

Médica baiana é vencedora do Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino na Oncologia

Médica baiana é vencedora do Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino na Oncologia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/10/2025 8:00pm

Foto: Acervo Pessoal

Referência internacional no combate ao câncer de pulmão, a oncologista baiana Clarissa Mathias, líder do Cancer Center HSI Oncoclínicas e pesquisadora do Instituto Oncoclínicas, será homenageada com o Prêmio de Protagonismo Feminino na Oncologia, concedido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). A premiação acontece durante o XXVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica (SBOC 2025), de 6 a 8 de novembro, no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Reconhecida globalmente por sua atuação científica e por sua defesa da equidade de gênero na medicina, Clarissa Mathias é também um nome de destaque na oncologia humanizada, inspirando médicas e pesquisadoras em todo o país. “A oncologia tem avançado bastante nos últimos anos através também do trabalho de médicas e pesquisadoras altamente qualificadas, dedicadas e potentes. A presença feminina só fortalece essa área e a nossa árdua missão de lidar com o câncer”, afirma a médica.

“Depois de séculos de apagamento histórico, reconhecer e estimular a presença de mulheres não apenas na medicina, mas em todas as áreas, é o caminho para a evolução da sociedade de forma mais igualitária e justa”, acrescenta.

Primeira brasileira a integrar uma diretoria da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), Clarissa Mathias tem trajetória marcada por importantes contribuições à saúde pública e privada. Foi presidente da SBOC, do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e do Comitê Internacional da ASCO, além de integrar, atualmente, o Comitê de Mulheres para Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).

Lançamento do livro A História das Mulheres na Medicina

Na mesma semana do congresso, a SBOC lança o livro “A História das Mulheres na Medicina”, escrito por médicas oncologistas de diferentes estados do país, com participação editorial de Clarissa Mathias. A obra será lançada no dia 5 de novembro, na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro.

O livro resgata o percurso histórico das mulheres na ciência e na prática médica, abordando temas como liderança feminina, desigualdade salarial, maternidade e carreira médica, além dos desafios enfrentados para conquistar espaço em uma área historicamente dominada por homens.

“Esse livro é um resgate histórico do papel que as mulheres desempenharam no cuidado, na ciência e na cura ao longo da história, muito antes de serem aceitas nas universidades. Mesmo nos dias atuais ainda enfrentamos muitos desafios, barreiras e preconceitos para exercer a profissão”, finaliza Clarissa Mathias.