Gente

Lise Weckerle, diretora de Cultura da Santa Casa da Bahia, morre aos 86 anos

Lise Weckerle, diretora de Cultura da Santa Casa da Bahia, morre aos 86 anos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

20/01/2025 2:00pm

Foto: Reprodução / Associação Comercial da Bahia

A empresária e gestora social Liselotte Weckerle, conhecida como Lise, morreu na manhã desta segunda-feira (20) por causas naturais, aos 86 anos. Diretora de Cultura e Ação Social da Santa Casa da Bahia, ela nasceu em Salvador em 4 de março de 1938, filha de pais alemães radicados no Brasil.

Formada em economia na Alemanha, Lise construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao setor empresarial e social. Atuou como diretora de Marketing e Recursos Humanos da Ótica Ernesto e presidiu a Associação Comercial da Bahia (ACB) entre 2003 e 2007, sendo a única mulher a ocupar o cargo na época. Em 2013, alcançou outro marco ao se tornar provedora da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, instituição na qual ingressou em 2001 e onde atuava como diretora de Cultura e Ação Social desde 2014.

O provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves, lamentou a perda e destacou o legado de Lise. “Lise Weckerle teve importância formidável para a cidade de Salvador. Fez muito pelos que mais precisam de auxílio. Transmitiu amor, semeou fraternidade, persistiu nos objetivos e acreditou na vida. Neste momento, reforçamos nossa união e solidariedade à família e amigos pela perda dessa grande mulher”, afirmou.

Lise deixa uma filha e três netos. O velório será realizado nesta segunda-feira (20), a partir das 13h, no Cemitério Campo Santo. A cerimônia de cremação está marcada para as 17h.