Gente

Lícia Fabio prepara autêntico caruru no Amado no próximo dia 21

Lícia Fabio prepara autêntico caruru no Amado no próximo dia 21
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

17/09/2024 4:00pm

Foto: Pedro Mascarenhas

A produtora de eventos Lícia Fabio será a próxima convidada do projeto "Sabores de Família: Resgatando Memórias Através da Cozinha Afetiva", realizado pelo restaurante Amado. No dia 21 de setembro, das 12h às 17h, a promoter assumirá a cozinha para preparar um tradicional caruru em celebração a São Cosme e São Damião, um dos ícones da culinária baiana.

O projeto, idealizado pelo chef Edinho Engel, acontece mensalmente e busca resgatar receitas e técnicas familiares, promovendo encontros que celebram a memória afetiva através da gastronomia. A proposta é reunir amigos e familiares ao redor da mesa, enquanto se compartilha sabores e histórias que evocam a tradição culinária local.

"Optamos por um serviço de bufê, para que os convidados possam circular, trocar afetos e celebrar a culinária que mantemos viva em nossas memórias", explica Engel. A escolha de Lícia Fabio como a segunda convidada não foi por acaso. Apesar de ser sergipana de nascença, Lícia se tornou uma das maiores entusiastas da culinária baiana, especialmente a comida de dendê, desde que se estabeleceu em Salvador. 

“Sou do dendê, gosto dessa intensidade de sabores e da variedade de temperos que temos aqui”, afirma a promoter, que também destaca a ligação emocional que sua cozinha carrega: “Sempre que vou para a cozinha, as memórias da minha família são exaltadas”.

O projeto, que ainda contará com mais duas edições em 2024, já tem suas próximas convidadas: a socialite baiana Tina Lima, em outubro, e a empresária Auta Baratz, em novembro. Segundo Engel, a ideia é trazer à tona a herança culinária de cada participante, recriando a atmosfera das reuniões de família em torno de pratos que carregam história.

O chef ressalta o objetivo de cada edição: "Queremos celebrar a riqueza da gastronomia afetiva, que traz de volta as lembranças das casas de nossas mães e avós".