Gente

Isabela Suarez toma posse como presidente da ACB e reforça protagonismo feminino na entidade mais antiga do Brasil

Empresária assume o comando da Associação Comercial da Bahia com foco em inovação, representatividade e desenvolvimento econômico

Isabela Suarez toma posse como presidente da ACB e reforça protagonismo feminino na entidade mais antiga do Brasil
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

29/07/2025 12:50am

Foto: Equipe Let's Go Bahia


Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (28), a advogada e empresária Isabela Suarez foi oficialmente empossada como presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) para o biênio 2025–2027. Atual presidente da Fundação Baía Viva, Isabela entra para a história como a segunda mulher a liderar a mais antiga entidade empresarial do Brasil, fundada em 1811.


Com um discurso que equilibra tradição e renovação, a nova presidente assume com o compromisso de fortalecer o associativismo, ampliar o diálogo com o poder público e posicionar a ACB como protagonista nos debates sobre desenvolvimento econômico e sustentabilidade empresarial na Bahia. A proposta de sua gestão é implementar uma atuação moderna, conectada aos desafios do mercado e alinhada às transformações sociais que impactam o setor produtivo.


“A gente já vem discutindo há mais ou menos seis meses os principais passos, identificando o que a casa realmente precisa. Então, é importantíssimo e imprescindível a gente tentar recuperar parte do palácio, ter uma ativa história, um palácio emblemático que conta a história do Brasil. E é necessário que a gente mostre isso ao povo baiano, à população de Salvador, não só à população de Salvador mas da Bahia toda, para que as pessoas tenham essa sensação de pertencimento econômico, para saber como a economia foi construída, como a história do Brasil aconteceu e todas as transições, desde a cana de açúcar até o petróleo. Além disso, reafirmar a associação como instância de articulação, estando sempre ao lado do setor produtivo, falando das vantagens, comemorando as conquistas, mas também falando das feridas. Então, nenhuma decisão do poder público deveria ser tomada com um diálogo que não seja rendido à falta de nenhum dos lados, em que o bem-estar e o propósito seja apenas assegurar o bom desenvolvimento da classe.”


A posse foi acompanhada por representantes dos mais diversos segmentos da economia, lideranças empresariais e autoridades políticas, consolidando um novo ciclo para a instituição. A presença feminina no comando da ACB simboliza não apenas uma conquista individual, mas um avanço coletivo no fortalecimento da participação da mulher nos espaços estratégicos da economia baiana.


“Primeiro, é uma alegria ver uma competente mulher que representa a capacidade da mulher baiana de chegar mais uma vez para conduzir os destinos desta casa bicentenária, uma casa extremamente importante para o setor produtivo da nossa cidade e do nosso estado. Ela que é empreendedora, empresária de sucesso, com grande pegada de área de sustentabilidade, então traz na sua trajetória profissional os conceitos mais modernos que um gestor tem que ter, um executivo tem que ter. Tenho certeza que ela vai dar um excelente trabalho à frente da Associação Comercial da Bahia”, destacou o prefeito de Salvador, Bruno Reis.


Emocionada, Isabela encerrou a cerimônia com um discurso de gratidão e compromisso. “Olha, eu falo sinceramente, eu sou a segunda, espero que não seja a segunda, que outras, muitas mulheres venham após o nosso mandato. É um momento de realização profissional muito gratificante. Sem dúvida nenhuma, eu acho que eu dou o passo mais importante da minha vida profissional, mas a gente não vai parar por aí. Aqui não se trata apenas de comemorar conquistas pessoais, a gente quer continuar a entregar o trabalho com resultados para o empresário, porque a gente sabe o quanto uma vida saudável para o empresário impacta positivamente na nossa economia e, se impacta positivamente, ajuda a diminuir os números do nosso grande problema, que é a desigualdade social.”