Gente

Ícone do cinema mundial, Alain Delon morre aos 88 anos

Ícone do cinema mundial, Alain Delon morre aos 88 anos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

18/08/2024 3:00pm

Alain Delon, ator, produtor e escritor francês, cuja beleza enigmática o consagrou como símbolo sexual global, faleceu neste domingo (18), aos 88 anos. De acordo com uma nota divulgada pela família à agência de notícias AFP, Delon morreu tranquilamente em sua residência em Douchy, cercado por seus três filhos e familiares. Nos últimos anos, o ator vinha enfrentando problemas de saúde.

Nascido em Sceaux, um subúrbio ao sul de Paris, Delon teve uma infância conturbada, marcada pelo divórcio dos pais e sucessivas expulsões escolares. Após servir na Marinha Francesa durante a Guerra da Indochina, ele se mudou para Paris, onde desempenhou diversos trabalhos temporários antes de ingressar no cinema. Sua estreia nas telonas ocorreu em 1957, no thriller "Quand la femme s’en mêle" ("Send a Woman When the Devil Fails", em inglês), onde interpretou um assassino de aluguel.

Ao longo de sua carreira, Delon se consolidou como uma das maiores estrelas do cinema mundial, sendo agraciado, em 2005, com o título de Oficial da Legião de Honra Francesa, em reconhecimento à sua contribuição à sétima arte.

Delon foi casado com a atriz e modelo Nathalie Delon de 1964 a 1969, com quem teve um filho, Anthony. Além dele, o ator teve outros três filhos: Christian Boulogne, fruto de seu relacionamento com a cantora e atriz Nico, e Anouchka Delon e Alain-Fabien Delon, do relacionamento com a atriz holandesa Rosalie van Breemen.