Gente

A história de resistência e esperança do Hospital Martagão Gesteira, com prefácio de Nizan Guanaes

A história de resistência e esperança do Hospital Martagão Gesteira, com prefácio de Nizan Guanaes
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

09/09/2025 1:15pm

Foto: Divulgação / Martagão Gesteira

O Hospital Martagão Gesteira, um dos maiores patrimônios da Bahia na área da saúde pediátrica, ganha um livro que celebra sua trajetória e resiliência. De autoria do cirurgião pediátrico e gestor Carlos Emanuel Melo, a obra, com lançamento previsto para este semestre, conta a história do hospital através das experiências do próprio autor, que atua na instituição há mais de 25 anos.

A publicação ganhou um reforço de peso: o prefácio foi assinado por Nizan Guanaes, o estrategista de comunicação e CEO da N Ideias. Em suas palavras, Guanaes descreve o Martagão não apenas como um hospital, mas como "um sopro de vida" e "um lugar onde a medicina se mistura à poesia da resistência". Para ele, é um espaço onde, além de tratar doenças, se cultiva a esperança.

Para o autor Carlos Emanuel Melo, o apoio de uma figura de destaque nacional como Nizan Guanaes é um reconhecimento da importância da saúde da criança e do adolescente, causa defendida pelo hospital. A parceria demonstra que o trabalho realizado está no caminho certo, buscando oferecer saúde de qualidade a quem mais precisa.

O livro explora episódios marcantes da vida do cirurgião, especialmente durante um dos períodos mais desafiadores enfrentados pela instituição. Mais do que uma simples narrativa, a obra ressalta a relevância do Martagão Gesteira no cenário de saúde do estado. Em 2024, por exemplo, o hospital foi responsável por 66,7% das cirurgias oncológicas e 47,9% dos tratamentos oncológicos em pacientes de 0 a 14 anos na Bahia. Além disso, realizou 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas. Com uma média de mais de 500 mil atendimentos anuais em 27 especialidades, o hospital é um pilar essencial.

Um ponto de destaque é que toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para o Martagão. O apoio de Nizan Guanaes à causa reforça seu histórico de engajamento social. O publicitário já colaborou com o psiquiatra Arthur Guerra no livro “Você aguenta ser feliz?”, cujos honorários foram doados à Casa Santa Terezinha, que apoia crianças e adolescentes com doenças raras de pele.

A obra é um testemunho da luta contínua do Martagão, uma instituição mantida pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Carlos Emanuel Melo, que já ocupou cargos de destaque na Liga, como diretor médico, superintendente e diretor presidente, hoje atua como superintendente geral, consolidando sua dedicação à causa e à instituição.