Gente

Governador avança em pautas estratégicas para a Bahia durante agenda oficial em Brasília

Governador avança em pautas estratégicas para a Bahia durante agenda oficial em Brasília
Da Redação

Da Redação

28/05/2025 12:29pm

Fotos: Eduardo Aiache / GOVBA

Em uma série de compromissos realizados nesta terça-feira (27), em Brasília, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com ministros e representantes internacionais para discutir temas prioritários ao desenvolvimento do estado. A agenda incluiu encontros sobre geração de empregos, qualificação profissional, educação, infraestrutura e parcerias estratégicas com foco em investimentos e desenvolvimento sustentável.

Logo pela manhã, Jerônimo participou de uma audiência no Ministério do Trabalho e Emprego com o ministro Luiz Marinho. O encontro teve como pauta central a criação de ações voltadas à geração de emprego e renda, com ênfase na qualificação de trabalhadores em setores como turismo, energias renováveis e serviços informais — especialmente aqueles envolvidos em grandes eventos, como o Carnaval.

Na sequência, o governador esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir a construção de um pacto pela alfabetização na idade certa. A proposta prevê o alinhamento entre União, estado e municípios, com a participação da União dos Municípios da Bahia (UPB), gestores locais e secretarias municipais de educação. O objetivo é garantir o direito à aprendizagem de todas as crianças baianas nos primeiros anos do ensino fundamental.

A agenda da tarde foi marcada por uma reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, que reafirmou os laços de cooperação entre a Bahia e o país asiático. O encontro abordou temas ligados à infraestrutura, energia e mobilidade. Entre os projetos em destaque estão a fábrica da montadora chinesa BYD, em implantação no município de Camaçari, e a Ponte Salvador-Itaparica — iniciativas que simbolizam o fortalecimento da relação estratégica entre Bahia e China.

Em audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador discutiu obras consideradas fundamentais para a logística e integração regional no estado. Entre os temas debatidos estão as intervenções na BR-324 e BR-116, além da construção da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi. As obras têm o objetivo de melhorar o escoamento da produção, a mobilidade e a conectividade entre diferentes regiões baianas.

“Foi um dia de muito trabalho e de avanços concretos para a Bahia. Dialogamos com ministros comprometidos com o nosso estado, com o apoio firme do presidente Lula, que tem priorizado investimentos e obras estruturantes. Tratamos de emprego, educação, infraestrutura e também de parcerias internacionais que ajudam a impulsionar nosso desenvolvimento”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Reconhecimento diplomático

A agenda em Brasília incluiu ainda a participação do governador na cerimônia de outorga da Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, realizada no Palácio Itamaraty. Conduzida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, a solenidade reconheceu os serviços prestados por Jerônimo à promoção do diálogo, da democracia e da justiça social. Trata-se da mais alta honraria da diplomacia brasileira. Ao receber a condecoração, o governador dedicou a homenagem ao povo baiano e reafirmou seu compromisso de projetar a Bahia como referência de desenvolvimento inclusivo no cenário internacional.