Gente

Gilberto Gil homenageia Preta Gil e canta com Roberto Carlos em último show em São Paulo

Gilberto Gil homenageia Preta Gil e canta com Roberto Carlos em último show em São Paulo
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/10/2025 3:05pm

Foto: Reprodução / Instagram @giltemporei

Emoção e música marcaram o último show de Gilberto Gil em São Paulo, na noite deste sábado (18). Em uma apresentação carregada de significados, o artista homenageou a filha Preta Gil, que morreu em julho, após complicações de um câncer no intestino. O espetáculo faz parte da turnê “Tempo Rei”, que celebra e encerra nos palcos a trajetória de mais de 60 anos de carreira do músico baiano.

Durante o show, Gil mencionou o neto Francisco Gil, integrante da banda Gilsons, formada também por José e João Gil, filhos do cantor e músicos que o acompanham na turnê. Em seguida, o artista fez uma pausa para lembrar de Preta: “Saudosa Pretinha”, disse, emocionado, enquanto o público respondia com aplausos e o coro de “Preta! Preta!”.

Gil também refletiu sobre a morte e a espiritualidade: “Essa é uma questão que não foi resolvida ainda pela humanidade, apesar de as religiões, quase todas, adotarem a proposta de que continua lá por cima. Outros dizem até que, para aqueles que não se comportaram muito bem na Terra, continua por baixo”.

O cantor concluiu com uma mensagem tocante: “Pretinha, onde quer que esteja, ou não esteja, já esteve. E no ter estado conosco, estará sempre conosco”.

Seguindo a tradição da turnê, Gil convidou um artista especial ao palco. Desta vez, o convidado foi Roberto Carlos, com quem dividiu a canção “A Paz”, composta por Gil e João Donato em 1986. Após a música, Roberto agradeceu: “É um privilégio estar aqui”. Gil respondeu: “Cante para nós”. O “Rei” então entoou o sucesso “Além do Horizonte”, de 1975, encerrando o encontro com o público cantando junto o inesquecível “lalalá”.