Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Salvador entregará, no próximo dia 11 de junho, a Medalha Thomé de Souza – Cidadão Honorário de Salvador ao médico e gestor Henrique Moraes Salvador Silva, presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde. A cerimônia acontecerá às 18h no auditório do Centro de Cultura do Paço, sede do Legislativo da capital baiana.
A honraria, a mais alta concedida pelo Parlamento municipal, reconhece a atuação de Henrique Salvador na consolidação e expansão dos serviços de saúde na Bahia, especialmente após a chegada da Rede Mater Dei ao estado. A comenda está prevista na Resolução nº 2.840/2019, de autoria do então vereador e atual presidente da Câmara dos Deputados, Geraldo Júnior.
Sob a liderança de Salvador, a Rede Mater Dei inaugurou duas unidades estratégicas no território baiano: o Hospital Mater Dei Salvador e o Hospital Mater Dei EMEC, em Feira de Santana. Além de reforçar a infraestrutura hospitalar e ampliar o acesso da população à medicina de alta qualidade, os investimentos têm gerado empregos qualificados e fortalecido o sistema de saúde regional.
Com mais de quatro décadas de atuação nas áreas de mastologia e ginecologia, Henrique Salvador é uma das principais referências da medicina brasileira. Membro da Academia Nacional de Medicina, o gestor também já foi condecorado com o Grande Colar do Mérito Legislativo de Belo Horizonte e recebeu o Prêmio Madame Durocher, entre outras distinções.
A homenagem também simboliza o compromisso da Rede Mater Dei com o desenvolvimento do Nordeste e com a interiorização da assistência em saúde, tendo a Bahia como peça estratégica em seu plano de crescimento com impacto social.