Gente

Fotógrafo baiano Armando CR lança livro na Maison Européenne de la Photographie, em Paris, e celebra edição nacional no Rio

Obra que retrata a essência da baianidade conquista espaço em centro europeu de fotografia contemporânea e terá lançamento na Livraria Argumento, no Leblon

Fotógrafo baiano Armando CR lança livro na Maison Européenne de la Photographie, em Paris, e celebra edição nacional no Rio
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

29/07/2025 12:42pm

Fotos: Camilla Oliveira


A obra "Os Baianos", assinada pelo fotógrafo baiano Armando CR, inicia um novo capítulo ao conquistar espaço internacional com sua estreia na prestigiada Maison Européenne de la Photographie (MEP), em Paris. Considerado um dos mais importantes centros dedicados à fotografia contemporânea na Europa, o local passa a comercializar o livro que exalta a essência da baianidade e retrata com sensibilidade a cultura e o cotidiano do povo baiano.


Localizada no icônico bairro do Marais, a MEP é uma referência global para colecionadores e entusiastas da arte visual. A presença de "Os Baianos" em seu acervo é um reconhecimento ao olhar artístico e autêntico de Armando CR, que vem se destacando no cenário da fotografia autoral.


Além da estreia internacional, o fotógrafo se prepara para um lançamento nacional da obra, que acontece no dia 30 de julho, às 19h, na tradicional Livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro. O espaço, conhecido por abrigar grandes eventos literários, novelas e encontros culturais, será palco da celebração da trajetória do artista.


Com 160 páginas bilíngues (português e inglês), "Os Baianos" é, segundo Armando, uma forma de retribuir tudo o que a Bahia representa em sua vida. "Quero registrar em 160 páginas, traduzidas em português e inglês, um pouco dessa baianidade que atravessa o tempo", destaca o fotógrafo, que eterniza imagens carregadas de identidade, fé e beleza.


Com passagens por exposições nacionais e internacionais, Armando CR já levou seu trabalho à Casa Cor São Paulo e à mostra Casas Conceito, em Salvador, onde seu olhar sobre a arquitetura baiana chamou atenção de curadores e do público. Agora, com o reconhecimento em Paris e o lançamento no Brasil, "Os Baianos" se consolida como um importante registro da alma cultural do estado.