Gente

Filósofo e professor da UFBA, João Carlos Salles vence o Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Filosofia

Filósofo e professor da UFBA, João Carlos Salles vence o Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Filosofia
Da Redação

Da Redação

07/08/2025 3:52pm

Foto: Divulgação / João Carlos Salles

O filósofo baiano João Carlos Salles, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-reitor da instituição por dois mandatos, foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Filosofia. A conquista se deu com a obra “Gatos, Peixes e Elefantes – A gramática dos Acordos Profundos”, publicada pela editora Aretê. A cerimônia de premiação, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), aconteceu na noite desta terça-feira (5), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, reunindo autores, editoras e instituições que se destacaram na produção científica, técnica e profissional no Brasil.

Com trajetória intelectual consolidada e reconhecido como um dos principais estudiosos brasileiros da filosofia de Ludwig Wittgenstein, Salles venceu o prêmio com seu 17º livro, que aprofunda reflexões sobre linguagem, conhecimento e os fundamentos do pensamento filosófico. A partir do pensamento wittgensteiniano, a obra explora o tema dos desacordos e acordos profundos que marcam as relações humanas, propondo uma leitura sensível e crítica da gramática dos entendimentos – e mal-entendidos – que moldam o mundo comum.

A primeira tiragem do livro está esgotada, e a segunda edição já está em fase de impressão. A pré-venda dos novos exemplares está disponível no site da editora, com previsão de envio para o final do mês.

Com mais de duas mil inscrições nesta segunda edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico reforça a importância da valorização da pesquisa e da produção de conhecimento no país. A vitória de João Carlos Salles também celebra o papel da filosofia no debate público contemporâneo.

Além de seu trabalho como professor e autor, João Carlos Salles foi reitor da UFBA entre 2014 e 2022 e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e ocupa a cadeira 32 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é André Pinto Rebouças.