Gente

Fafá de Belém é agraciada com título de cidadã soteropolitana

Fafá de Belém é agraciada com título de cidadã soteropolitana
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

22/08/2025 1:11pm

Foto: Antônio Queirós / CMS

A cantora Fafá de Belém recebeu, nesta quinta-feira (21), o título de cidadã soteropolitana em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Salvador. Natural do Pará, a artista celebrou o reconhecimento destacando que foi na capital baiana que sua trajetória profissional começou, em 1975, quando subiu ao palco do Teatro Vila Velha pela primeira vez. No mesmo período, Fafá gravou Filho da Bahia, música que ganhou videoclipe exibido no Fantástico e entrou para a trilha da novela Gabriela, baseada na obra de Jorge Amado. Outro marco de sua carreira inicial foi o samba de roda Emoriô, de João Donato e Gilberto Gil, que voltou aos holofotes em 2023 com um remix da dupla francesa Trinix, levando a cantora a se apresentar no Olympia de Paris.

Em entrevista, Fafá afirmou que receber a honraria traz à memória os primeiros passos em Salvador, onde dividiu palco com Sérgio Ricardo e Walter Queiroz e participou de blocos de carnaval e tradicionais lavagens. Ela lembrou a emoção de vivenciar pela primeira vez a festa de Iemanjá e ressaltou a ligação espiritual que mantém com a Bahia desde então, inspirada também pela leitura das obras de Jorge Amado.

A artista destacou ainda a força da fé e o sincretismo religioso como marcas do Brasil, lembrando sua relação com o Círio de Nazaré, em Belém, e sua devoção a Santa Dulce dos Pobres, a quem cantou em celebrações desde 1998, antes mesmo da beatificação da freira baiana.

Neste fim de semana, Fafá volta a se apresentar na Bahia ao lado da Timbalada, em show especial que integra a celebração dos 40 anos do Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Para ela, será mais uma experiência única: “É uma honra gigantesca cantar com a Timbalada, misturando meu repertório com o deles. É muito forte e emocionante, mais uma grande bênção que a Bahia me proporciona”.