Gente

Executiva baiana lança livro sobre liderança feminina com evento marcado em Salvador

Executiva baiana lança livro sobre liderança feminina com evento marcado em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

17/04/2024 2:00pm

A renomada executiva baiana Adriana Mira está prestes a lançar seu mais recente livro, intitulado "LIDERANÇA VIRTUOSA E HABILIDADES FEMININAS – um ensaio para promover ética, comunicação e liderança feminina", publicado pela editora Appris. Com um prefácio assinado por Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, o lançamento está agendado para acontecer no dia 30 de abril, das 18h às 21h, na Livraria Leitura do Salvador Shopping.

A obra, fruto da pesquisa de mestrado da autora em Filosofia realizada em Roma, na Itália, aborda questões essenciais sobre liderança e ética no contexto corporativo, destacando a relevância das habilidades femininas nesse cenário. Com mais de 25 anos de experiência em planejamento e desenvolvimento de negócios, Adriana Mira traz uma perspectiva única, enriquecida por sua atuação em organizações de destaque no Brasil e no exterior.

Adriana Mira destaca a importância de lançar o livro em sua terra natal, Salvador, onde espera estreitar laços com sua comunidade e inspirar outras mulheres a explorarem todo o seu potencial de liderança. Sua trajetória profissional, que inclui passagens marcantes por instituições como FIEB, Sebrae Bahia e Rede Bahia, além de sua posição como primeira mulher a dirigir a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, confere-lhe autoridade no tema.

A obra não se limita a discutir questões teóricas, mas oferece insights práticos e contemporâneos sobre gestão, ética e liderança feminina. Adriana Mira propõe uma reflexão sobre o papel das mulheres no mundo corporativo, destacando características como empatia, vulnerabilidade e prudência como elementos essenciais para uma liderança eficaz.

Além disso, o livro aborda temas atuais como o papel do capitalismo humanista e a importância das práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) no contexto empresarial, evidenciando a necessidade de uma abordagem mais consciente e responsável por parte das organizações.

Com uma linguagem acessível e envolvente, a obra se destina não apenas a líderes e gestores, mas também a empreendedores e profissionais sobrecarregados, oferecendo uma nova perspectiva para enfrentar os desafios do mundo corporativo contemporâneo. O livro promete ser um verdadeiro guia para aqueles que buscam uma liderança virtuosa e sustentável, baseada em valores éticos e no empoderamento feminino.