Empresário Ricardo Galvão participa de reunião com ministro Rui Costa em Brasília
Fotos: Acervo Pessoal O empresário Ricardo Galvão, CEO da Windey Energies no Brasil, participou na última semana de uma reunião em Brasília com o ministro da C...
Fotos: Arquidiocese de Salvador / Divulgação
O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, embarcou na noite desta terça-feira (22) para o Vaticano, um dia após a morte do papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). Aos 65 anos, o cardeal está entre os 135 eleitores do Conclave, processo que definirá o novo pontífice da Igreja Católica, e tem seu nome citado como um dos possíveis candidatos ao cargo.
Dom Sergio chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h30, acompanhado por representantes da Arquidiocese. No local, foi abordado por fiéis que o cumprimentaram e pediram fotos antes de seguir para o setor de embarque. De acordo com informações apuradas pela TV Bahia, o cardeal seguirá inicialmente para Portugal, de onde embarcará para Roma, em uma viagem aérea com duração superior a 10 horas.
“Vivemos esse momento com fé, que motiva nossa esperança, e com amor à Igreja. O que nos move, seja na oração pelo papa falecido, seja no Conclave, é a confiança em Deus e a esperança que brota da fé”, declarou o arcebispo antes da viagem.
Participação no Conclave
A convocação dos cardeais com menos de 80 anos foi iniciada logo após a confirmação do falecimento do papa Francisco. Segundo o Vaticano, 135 cardeais estão aptos a votar. Dom Sergio da Rocha está entre os sete brasileiros eleitores, número expressivo para a representação do país na cúpula da Igreja.
Na segunda-feira, o cardeal baiano concedeu uma coletiva à imprensa e comentou com sobriedade sobre as especulações envolvendo seu nome como possível sucessor de Francisco. “É preciso respeitar este momento. As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja”, disse.
Dom Sergio confirmou que participará da cerimônia de despedida do papa Francisco, marcada para o sábado (26), e permanecerá em Roma para participar das deliberações do Conclave.
“Os ensinamentos e gestos do papa Francisco repercutiram profundamente, não apenas na vida interna da Igreja, mas também em nível ético, religioso e político. Sua liderança deixou marcas que permanecerão”, afirmou o cardeal.
Fotos: Acervo Pessoal O empresário Ricardo Galvão, CEO da Windey Energies no Brasil, participou na última semana de uma reunião em Brasília com o ministro da C...
Foto: Reprodução Instagram @rebecarandrade A ginasta Rebeca Andrade foi premiada na categoria “Retorno do Ano” do Laureus World Sports Awards 2025, um do...
Com a morte de Papa Francisco nesta segunda (21), a Igreja Católica inicia um dos seus mais emblemáticos e simbólicos processos: o Conclave. O rito centená...